domingo, 1 de abril de 2018

SINTRA: DIA DAS MENTIRAS ou O EMPECILHO DAS VERDADES?

Ao longo dos anos temos procurado publicar neste blogue uma ou outra mentira inócua, por vezes como que um alerta para situações menos próprias. 

Este ano desistimos de o fazer, porque o Dia das Mentiras vulgarizou-se, passou a ser "o caminho" de recurso frequente onde os incautos caem como passarinhos.

Ideologias sem crachá, juntam mentiras ou suas meias, palavras de ocasião, títulos que dependentes publicam, tudo numa sofisticação que Abril derrotou. 

Seriam exaustivas as citações, a aversão a tais práticas e recursos. 

Este ano não há mentiras, está dito. Pedimos clareza na verdade.

É, antes, o Dia dos Empecilhos que Afectam as Verdades...

A Estrutura montada no Hotel Central




Perfazem-se hoje 1200 dias desde que na frontaria do Hotel Central (p.f. clique) se começou a instalar a estrutura que danificou dezenas de azulejos antigos. 

Tratando-se de azulejos protegidos pela UNESCO os danos causados, responsabilizariam os autores e, certamente, exigiriam a correcta reparação. 

Apesar de ter sido dado conhecimento imediato, na verdade um Despacho do Presidente da Câmara só surgiria muitos dias depois, com tudo quase acabado.

Esperávamos que Basílio Horta, com a sua presença no Hotel Central em Celebração Eleitoral esclarecesse a verdade da estrutura ainda se manter.

Que dirá Sua Excelência aos Conselheiros que escolheu para esta matéria?

A Pousada da Juventude...para património alheio




O Presidente: "Mas 600 mil euros para uma Câmara que lucrou 27 milhões e meio não é nada para o impacto que tem uma Pousada da Juventude durante 25 anos".

Todavia, em 1 de Outubro de 2017, dia da reeleição, o investimento seria 3,2 milhões.


Será apenas imprecisão? Baralhação? De 600 mil para 3,2 milhões? De dizer por 25 anos em Sessão de Câmara que aprovaria o Contrato 23/16/CM/IPP por 20 anos?

Porque, quem esteja esteja atento, fica baralhado ao ver na Obra um cartaz indicando o preço contratual de 1.329.200,00 € mais IVA, portante uma terceira verba.

Por outro lado, pela forma utilizada, a larguíssima maioria dos munícipes julga tratar-se de uma Obra Patrimonial de Sintra, desconhecendo que é uma Subconcessão. 

Desconhece-se, em grande escala, que a Pousada a edificar com dinheiros Camarários (dos munícipes) será propriedade das Infraestruturas de Portugal.  

Quando será que Sua Excelência, numa clareza indispensável em nome da verdade, dará um mais correcta informação sobre esta aplicação de dinheiros municipais?

A anulação da majoração do IMI em 30%

Na Ata 19/16 (de 27 de Setembro de 2016) foi chamada a atenção para as implicações resultantes da aplicação da majoração de 30% em imóveis degradados.

Sua Excelência ter-se-à convencido de ter posto o município a funcionar bem, pelo que a majoração veio a ser aplicada, originando fortes contestações. 

Face à contestação, diria à TSF em 13.4.2017 que tinha "decidido anular todos os processos de agravamento" e seria "levantado um processo interno". 

Estamos à beira de se completar 1 ano sobre as declarações feitas e, como transparência da gestão, os munícipes continuam à espera do resultado do inquérito. 

Aliás, da anulação de todos os processos, os que estavam justamente colectados beneficiaram de uma anulação que se reflectiu em menos receita camarária.

Não terá Sua Excelência umas palavras de verdade para dizer aos Munícipes?

As fabulosas promessas na Saúde

Vamos recuperar a página do Facebook (7.11.2016), patrocinada pela Câmara Municipal de Sintra, prometendo MAIS SAÚDE - melhor qualidade de vida.


Lá temos "noticias" que aguardam a verdade,  como a sobre o Hospital de Cascais ter mais um piso e começar a chamar-se Hospital Cascais/Sintra.

Sobre o "Novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins", que dizia iniciar-se em 2017", também havia boas notícias para os próximos seis meses, os do "Vão Ver"...


Com milhares de Utentes à espera de um Centro de Saúde adequado, seis meses depois está assim o "Novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins"...

Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins...está assim...seis meses depois

Mas a mais fantástica promessa na Saúde, assentou na chamada "Nova Unidade Hospitalar de Sintra", que, por sinal, não tem todas as valência hospitalares...

Será por dificuldades de expressão que se explora junto dos munícipes a ilusória imagem de um "Hospital", quando os responsáveis sabem não o ser?

Ou a complementaridade será feita numa Unidade Privada anunciada uns dias depois?

Torna-se até confusa a alusão a camas...quando os responsáveis sabem que serão camas de convalescença para acamados no Hospital Amadora/Sintra.

Mais uma situação em que Sua Excelência deveria explicar com mais ênfase aos munícipes, já que a maior parte deles julga que de um Hospital se trata.

Mais se justificando depois de assumir em nome dos munícipes compromissos superiores a 30 milhões de euros que deveriam ser assumidos pelo Estado Central.

Como seria útil o Senhor Presidente clarificar...

Compreenderá Sua Excelência que, só por este naipe de verdades incompletas, tudo justificará o esclarecimento cabal de todas as situações. 

Evidentemente que, com o entusiasmo de apresentar obras, há sempre o risco de se darem passos maiores do que as capacidades...mas que sejam verdades. 

Estamos certos de que Sua Excelência não invocará lapsus linguae para justificar estas diversas situações de verdades parcialmente ofuscadas ou omitidas.

Justificava-se que hoje falássemos em mentiras? Obviamente que não, pois no dia das mentiras é sempre bom contarmos com os empecilhos das verdades. 

Talvez em 2019 voltemos outra vez às mentiras...

Por agora basta-nos ficar à espera da verdade. 


Sem comentários: