quinta-feira, 25 de março de 2021

SINTRA, POLÍTICOS QUE NOS FAZEM LEMBRAR OS PIROLITOS...

Encher o balão autárquico e perder o gás...

Parte superior da bonita garrafa dos pirolitos

É quase certo que muitos dos visitantes deste blogue não chegaram a usufruir dos momentos únicos que os pirolitos nos concediam a vários níveis. 

Bebida gasosa agradável, de sabor um pouco alimonado, abria-se premindo com um dedo e libertava o gás comprimido na garrafa e ouvia-se um silvo característico. 
 
Já sem pressão, com certa arte e engenho retirava-se a válvula da pressão e de dentro do gargalo saltava o grande berlinde que seria apontado às três covas. 

Para a rapaziada, o pirolito tinha grande utilidade, pois o berlinde tinha a qualidade de partir os mais pequenos, evidentemente mais frágeis, pondo-os fora de jogo.  

Como metáfora, não deslustra que a maioria dos políticos usam a técnica do pirolito, isto é, quando lhes interessa, fazem o gás silvar e desaparecem.

Em Sintra, piroliteiros...e...o abandono

Como é notório que a propaganda para-eleitoral em Sintra vai de vento em pompa, desejamos que os responsáveis finjam ter uns laivos de vergonha. 

Nestes tempos em que o confinamento serve mais do que nunca a ocultação do abandono em que Sintra vive, a vida levou-me a ter de fugir desse garrote. 

Vejam bem que, em menos de 100 metros quadrados, comuns aos Largos D. Manuel I e Afonso de Albuquerque, se conseguem logo estas quatro obras.

Passeio esburacado há quantos dias?

Desde quando isto se mantém?

Há quanto tempo ninguém liga a isto?

A triste sina de um candeeiro que devia iluminar...

Isto passa-se em Sintra, do outro lado onde parece que as trombetas de um jardim romântico tantas vezes tocam melodias que soam a fífias mas fortalecem egos. 

Pois é, estamos entregues a políticos-pirolito, que passam no local mas vivem enevoados nas suas patéticas conjeturas de como melhor hão-de mentir.

Não podem restar dúvidas de que até a pandemia que nos ameaça é aproveitada para manter o abandono de locais tão visitados e merecedores de respeito. 

Nós, sintrenses, exigimos ser respeitados pelos autarcas (*)





(*) - Mesmo com letra pequena não deixam de estar vinculados às responsabilidades do cargo. 



Sem comentários: