sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SINTRA: ERRO GROSSEIRO NA TOPONÍMIA

A preocupação tem alguns anos e, manifestada em reservada conversa, duas horas depois já era exibida publicamente pelo escutante que a apresentava como sua.

Não esquecendo a atitude, esperámos a concretização do empenho...falhado.

Passada a repulsa, perguntamos: - Quem propôs e fundamentou à Câmara a atribuição do nome da Condessa D'Edla a uma Rotunda da antiga Estrada de Sintra?

Figura da nossa História, casada com D. Fernando II e com ele partilhando o Parque da Pena, com honras de Estado quando da sua morte, como foi possível a Câmara Municipal de Sintra dar o seu nome a uma Rotunda completamente desenquadrada?

Numa Zona que, agora, passou a ser nuclear em grandes superfícies para fins diversos, torna-se chocante o nome da Condessa D'Edla no meio delas... tão desadequado.

Deste lado um Hotel, Oficina de pneus e, até, um cartaz da Lotaria Clássica

Nas costas da placa toponímica, materiais de construção, "saldos", Decathlon e outras mais

Alternativas? Sim, há sempre alternativas...

Se o Executivo Camarário ficar chocado, pode corrigir a injustiça feita à memória da Condessa D'Edla, atribuindo o seu nome a um local devidamente adequado.

Obviamente que não poderá ser um local qualquer, tão pouco - como bóia de salvação - sugerir-se algo sem pés nem cabeça, pois há locais a respeitar e com história própria.

Daí que tenhamos optado por um espaço sem implicações administrativas, sem conotações religiosas, sem incómodos para residentes e respeitador da Senhora.

Largo em frente ao portão principal da Pena - um Largo sem Nome

Afigura-se-nos que o Largo fronteiro à entrada principal para o Parque da Pena seria o local ideal e honroso para a atribuição do nome de Condessa D' Edla.

Nesse Largo - sem nome - terminam a Estrada da Pena e a Calçada da Pena.

Para enriquecer o Local, seria instalado um busto da Condessa D'Edla, com uma breve referência à História do Local e ao Parque e Chalet que têm o seu nome.

Tal atribuição, já há largos meses pedida, poderá ser facilmente concretizada.

Estamos certos que a Câmara Municipal de Sintra tomará em consideração.

Aguardemos.


1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o reparo e a sugestão alternativa. Infelizmente somos pródigos em tratar muito mal algumas das personalidades que tanto prestigiaram a
nossa Sintra. Com Raul Lino passa-se exactamente o mesmo. Atribuiram-lhe umas escondidas escadinhas que os antigos alcunharam de wc.