quinta-feira, 25 de junho de 2015

SINTRA: PROBLEMA DE TRÂNSITO QUE EXIGE SER CORRIGIDO

Entrar e sair da Abrunheira - aldeia incluída na matriz da Vila de Sintra - é, praticamente, pelo entroncamento da Rua do Movimento das Forças Armadas com a EN 249-4. 

Há uns anos, quando na Junta estava o mesmo autarca que depois se ajustou à sua extinção, era mostrado - com entusiasmo - o projecto que resolveria o trânsito no local. 

Entrada da Abrunheira antes da "solução" encontrada para o trânsito (cerca de 30x40 mts)

Claro que, quem conhecia o que lá se passava, apresentou sérias reservas ao projecto saído do relacionamento institucional com o Departamento de Obras Municipais.

Assim ficou a obra nova, sem uma única solução até para transportes públicos

Sugeriu-se uma rotunda, que ajudaria à operacionalidade dos transportes públicos, mas dinamizaram-se estacionamentos, praticamente para apoio logístico a uma padaria existente no local, solução que ajudou a maior concentração de viaturas...

"Cargas e Descargas" têm espaço reservado...quase sempre ocupado por viaturas cujos ocupantes - não os levando até ao balcão da padaria - os estacionam sem respeito.

Da própria sinaléctica...nem as autoridades se terão apercebido da sua existência.


Só problemas de visão ou desrespeito "contribuirão" para estacionamento no local

Na altura - há sempre uma altura - dizia um responsável que faltava espaço para uma rotunda e só com cedência por parte de um stand de automóveis seria possível.

Câmara gastou milhares de euros...para complicar

A partir de tão estranha obra, que até entusiasmava o autarca da anterior freguesia extinta, tudo se complicou no local com frequentes contornos de loucura rodoviária.

Apenas daremos dois exemplos da nova (desajustada) solução, que acabou por concentrar mais viaturas no local, com agravamento nas entradas e saídas.



Rotunda feita na Av. Pedro Álvares Cabral

Vejamos como era o entroncamento da Av. Pedro Álvares Cabral (liga Albarraque à Rotunda do Autódromo) com a Rua Pé do Mouro (dá acesso aos armazéns LIDL). 

Praticamente com 30x30 metros, neste espaço fez-se uma rotunda 

Num espaço mais pequeno a Câmara resolveu com uma rotunda o grave problema que existia no local, agora até com a paragem para transportes públicos.

Curiosamente, o cubo até ostenta as letras LIDL

Não sendo crível que o Departamento de Obras da CMS tenha dois pesos e duas medidas, admitimos que tenham acabados os condicionalismos aplicados na Abrunheira.

Dessa forma, apela-se a que os serviços municipais responsáveis e a sua Vereação, sejam sensíveis a que a entrada na Abrunheira seja definitivamente resolvida.

Para facilitar entradas e saídas e adequar as paragens de transportes públicos.


Sem comentários: