terça-feira, 30 de junho de 2015

SINTRA, PCP PROPÕE CRIAÇÃO DE FREGUESIAS

No passado dia 22 deste mês, a Assembleia Municipal de Sintra decidiu emitir Parecer favorável a vários Projectos de Lei da iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP, tendentes à criação de 7 (sete) freguesias em Sintra, facto digno de registo.
Em termos práticos, é a recuperação do quadro anterior, com uma omissão que preocupa: - No vasto leque de propostas - agora tardias e em final de Legislatura - não se envolvem as antigas freguesias metidas na dita União de Freguesias de Sintra.

Embora durante esta legislatura (ou mandato autárquico) poucas acções se conheçam no âmbito da UFS, não se podem olvidar os vários problemas que atingem a sua população, suficientemente justificativos de se (re)ponderarem as anteriores freguesias.

Por isso, é de prever que o PCP apresente em breve Projectos específicos, já que nenhuma das freguesias agora em (re)criação passou com tanta gravidade pelo negativismo resultante da Lei que extinguiu S. Pedro, S. Martinho e Santa Maria.

De facto, o território mastodôntico que se juntou numa União de Freguesias, realçou as incapacidades dos anteriores (e agora mesmos) autarcas, tornando os residentes mais vítimas, com novos problemas a acrescentar àqueles que já tinham.


Espelho que espelha...há quantos meses assim?

A tão frequente imagem de falta de higiene e manutenção do espaço público

Daí que, face à gravidade da forma como se vive na dita UFS, se admita não ter existido indiferença do PCP, antes a perspectiva de uma proposta mais completa.

Esperemos que, antes das eleições, surja um projecto adequado à realidade das áreas das antigas freguesias, nomeadamente a reformulação do território rural e urbano externo ao burgo de S. Pedro, justificativo de estrutura própria mais adequada.

Aguardemos, já que estamos em clima pré-eleitoral...

Votar para a criação de freguesias depois do voto pela extinção

Ao que julgamos saber (não estivemos presente na Sessão de AM), autarcas que estiveram na primeira linha de apoio à Lei da Extinção de Freguesias votaram agora a favor das propostas para a criação de Freguesias...

Risco de lucubrações oportunistas

O surgir da iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP, através da Comissão da AR respectiva, justificará um esclarecimento público sobre a ausência de um proposta que envolva a União de Freguesias de Sintra. 

Isto para que, sob risco de má e injusta interpretação da aparente omissão...

os responsáveis pela situação em que se vive na União de Freguesias de Sintra não venham a ter lucubrações de que a ausência de Projectos para a sua Área se deve a uma gestão correcta, merecedora do maior crédito por parte do PCP. 

Separar as águas exigirá, certamente, a devida clarificação.

É os que munícipes e residentes podem esperar.


Sem comentários: