quarta-feira, 11 de março de 2015

SINTRA: NO QUE DEU UMA "UNIÃO" DE FREGUESIAS...

Quando da discussão da Lei que extinguiria três freguesias de Sintra, criando uma dita "União", pessoas sérias, avisadas e conhecedoras da freguesia de S. Pedro colocaram fortes reservas a tal documento, pelos reflexos negativos que se receavam.

O presidente de então, com visões pouco entendidas na altura, poderia ter assumido a posição mais consentânea com o cargo, isto é, para dignidade do mesmo, estar contra a Lei que extinguiria a sua (própria) freguesia. Tal não terá compreendido...

Sem espanto, integraria uma lista para a dita União de Freguesias, alternativa híbrida às freguesias extintas (S. Pedro, S. Martinho e Santa Maria e São Miguel), 

O abandono a que se chegou

Hoje, a mistura de três freguesias tão diferentes, acaba por justificar o fracasso de uma Lei, servida por candidatos sem grande veia política, bem distantes dos pressupostos para a institucionalização do Poder Local Democrático.

Não vale a pena invocar-se que se trata de uma área maior que o Concelho de Oeiras, a causa principal está na falta de vocação para cargos de tanta responsabilidade. 

Se, até no Centro Histórico, temos imagens destas...


Sujidade no fontanário na Volta do Duche (limpeza pertence à Junta)

Volta do Duche, há quanto tempo? Não pertence à Junta? Mas não deverá a Junta estar atenta?

...que imagens temos nas periferias...

Não admira que estas imagens se arrastem no tempo...



Ou, certamente esgotados os nomes no Prontuário da Floricultura, não havia espécie vegetal disponível para dar nome a esta Rua, embora com um Sinal por perto:

Sim, Rua A, à Rua da Bela Vista...uma contradição

Claro que o Correio chega lá. Os avisos para pagamento de impostos também. Só os autarcas é que terão dificuldades em se aproximarem.

Torna-se assim compreensível que, em recente Presidência Aberta, dos locais a visitar pelo Presidente da Câmara a zona Sul do concelho tenha sido praticamente abolida (*).

É altamente preocupante que a vida política em Sintra assente, muitas vezes, em padrões que fazem recear pelos pressupostos de quem se candidata a cargos.

Porque a vida, o tempo e os actos, acabam por pôr tudo às claras.

Com isto não podemos contemporizar!


(*) - Consta, embora não possamos confirmar por não frequentarmos o meio, que recentemente o Presidente da Câmara visitou pelo menos parte da Zona Sul. Não foi em Presidência Aberta, mas pelo menos terá conseguido ir ao Barrunchal. Que dados recolheu não sabemos, nem se os cicerones foram os mesmos que garantem o abandono na Zona do Concelho que - excluído o IMI - mais impostos paga.







Sem comentários: