sábado, 21 de março de 2015

SINTRA: DOMINGO, VENHA DE COMBOIO E PASSEIE...

Uma forma cómoda de chegar a Sintra e apreciar as suas belezas é vir de comboio. Há circulações a cada 20 minutos desde o Rossio, com ligações à Linha da Azambuja.

Não se desiluda com o que irá observar pelo caminho...realmente pouco atractivo, mas ao chegar a Sintra tudo muda e poderá apreciar belas paisagens e outro património.

Comece bem a visita: Ainda dentro da gare, antes de sair, caminhe no sentido contrário ao comboio e aprecie esta bela e antiga fonte, hoje quase esquecida:



Saia pelo edifício da Estação, tendo assim oportunidade de "guardar" como recordação os belos azulejos existentes no átrio, pois não se sabe até quando lá existirão:



Depois caminhe. Não ligue à imagem degradante daquele casario à direita, pois fará parte da cultura de Sintra, pois se o não fizesse há muito tempo tinha sido recuperado.

Siga para a Volta do Duche, entre pelo Parque da Liberdade e, depois de uma foto ao painel de azulejos do Valenças, chegará perto do Palácio Nacional de Sintra. 

À sua volta, tem imensos azulejos históricos, merecedores da sua atenção.

De "1758 E 3º DEPOIS TERRAMOTVM"  

Almoce bem, com qualidade, sugerindo-se O Apeadeiro, O Túnel ou O Regional.

Desejamos que passe um bom Domingo.



Mais espaço para peões

Estava esta página concluída quando nos apercebemos das alterações ao trânsito no Centro Histórico de Sintra, cujos reflexos se avaliarão a seu tempo.

Para já é de saudar um objectivo que esteve ligado, certamente, à pequena alteração verificada: mais espaço para os peões, como se mostra:


Esperemos que as forças moribundas não se apressem a reclamar pelo facto da circulação ser só num sentido, não permitindo a inversão para o lado da Volta do Duche.


Afigura-se-nos que na Rua Visconde de Monserrate deveria existir sinaléctica sobre o tipo de viaturas (pelo menos autocarros de grande turismo) que não podem virar à esquerda, já que depois têm imensas dificuldades para retroceder.













Sem comentários: