quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SINTRA: MISTÉRIOS DO CENTRO HISTÓRICO...

O facto da Câmara Municipal, e muito bem, ter programado - mesmo com limitações - um programa festivo de Natal, incluindo um Reino de Natal, pode ter sido um caso sério.

Vieram pessoas, muitas pessoas, crianças saltitando felizes, o desassossego, como que ameaça, pode ter chegado a quem entende que o Centro Histórico é seu. 

Será possível que assim seja quando há muitos visitantes? Estamos em crer que apenas uma minoria, auto impregnada de espírito zelador, se assusta com tanto visitante.

Pela lógica, como seria bom que zeladores e botadores de regras, não sendo ao que tudo indica vesgos, se exprimissem na recusa ao convívio com incómodos maiores.

Não incomodará (ou finge-se não ver?) aquela esplanada, no coração do Centro Histórico, com madeira ou coisa parecida a desfazer-se? Protegendo espécies, dá abrigo a uns bichitos que um dia destes se esconderam quando os ia fotografar...

Falta uma Postura Municipal sobre Lixos Volumosos

Até que surja alternativas sobre a Recolha de Lixos, acabando de vez com exposições que até no terceiro mundo estão sendo eliminadas, talvez se justificassem medidas temporárias que prevenissem a defesa da boa imagem e salubridade de Sintra.

Uma delas, em Postura Municipal, fixar-se a partir de que horas deverão ser colocados lixos volumosos que não caibam nos grandes recipientes (por exemplo 18 horas). 

Ainda na passada Segunda-feira, pelas 10 horas e ao abrir de uma loja próxima, diligente menina depositava algumas grades de madeira, como cartão de boas vindas aos turistas que saem dos autocarros desejosos de apreciar a beleza de Sintra.

Uma das primeiras imagens oferecidos a visitantes...bastavam aqueles monstros...

Acautelar as más imagens 

Um Centro Histórico, ainda por cima Património da Unesco, pelo seu melindre, exige redobradas cautelas na sua imagem e conservação, a que todos estamos obrigados. 

Mas será que ninguém olha para este taipal que há anos quase se liga com a Torre do Relógio? Não incomoda o aspecto? Não tem relevância para quem vive por perto?

Tem umas mensagens escritas...à direita uma porta...morará lá alguém?

Que dizer do horário do Posto dos CTT?

Até o posto dos CTT se adaptou a algo misterioso. Há algum tempo, pairou a ameaça do seu encerramento. Não fechou, mas veja-se o Horário do seu Funcionamento.

Horário ajustado a quê? Aos residentes ou aos visitantes? 

Pormenor delicioso: Os CTT da Vila de Sintra indicam que a "Loja CTT mais próxima é em Sintra"...contribuindo para um gozo alargado da confusão. Uma turista italiana perguntava-me há pouco tempo onde era Sintra postale.

Vila Histórica, com milhares de visitantes diariamente, uns desejando enviar postais de Sintra a amigos, outros para telefonar. Um Posto de Correios que também vende outros produtos, fechado duas horas...precisamente naquelas com mais movimento...

Mas o que é isto? Será que ainda julgamos estar a viver na época das diligências?

Será a isto que apelidamos de qualidade turística? É assim que as nossas estruturas respondem à necessidades da vida moderna? Que aberrante economia...

A chamada União de Freguesias, cuja área de intervenção - devemos lembrar - abrange o Centro Histórico, que papel desempenha para que o comércio e outras estruturas ligadas e que vivem do turismo se desenvolvam e lhe tragam vida depois das 18? 

O que está por detrás do entorpecimento? Conservadorismo ou interesses próprios?

Estes são alguns exemplos de mistérios que vivem entre paredes. Que acabam por corresponder a interesses que funcionam em circulo fechado.

Noutras partes, com o elevado número de visitantes que chegam a Sintra, a economia seria florescente e muita gente teria vida e futuro risonhos. Em Sintra quantos têm?

Em Sintra, o futuro é de quem? Que mãos mexem na economia sintrense?

Sintra não é um gato que brinca com o novelo, enrolando-o. 

Sintra precisa de esticar as pontas do novelo.

Talvez hajam em Sintra uns mistérios mais a descobrir...


5 comentários:

António disse...

Sintra precisa urgentemente de uma lufada de ar fresco, Sintra precisa que olhem por ela com olhos de ver. Ontem terça feira 16/12 fui a Sintra e sinceramente fiquei triste com a imagem que vi. Sabemos que nesta altura a queda das folhas dos plátanos é inevitável, mas também sabemos que se não houver o cuidado de as recolher o espectáculo torna-se degradante. Desde a Estefânia incluindo a Correnteza, Rua Dr. Alfredo Costa, Ave. Miguel Bombarda metia nojo. Mas o pior é que depois vamos encontrar em determinadas Ruas menos movimentadas Turisticamente, (não quero dizer que não se limpe)um operador com uma máquina a aspirar calmamente e com requinte, folhas em pequenas quantidades. Entendo que deveria haver prioridades para locais "cartão de visita" da nossa SINTRA.

Anónimo disse...

Olá Bem haja
Deixo aqui o meu comentário relativamente ao Reino de Natal, "organizado" na falta de melhor expressão - a mim ocorre-me EXPLORAÇÃO -pela Câmara de Sintra, os miúdos que lá estão de pelo menos 3 escolas do concelho além de não receberem nada , nem condições tem , e algumas das escolas não dão dispensas às aulas (que terão de compensar durante o Verão ) o que fazem com que trabalhem a custo 0 e sem folgas de 5 a 23 de Dezembro! É só mesmo para inglês ver....

Fernando Castelo disse...

Caros visitantes António e Anónimo de hoje. Registo com agrado as vossas opiniões e agradeço-as.

Ao António, que anda em cima destas coisas, direi que ainda um destes dias assisti a qualquer coisa que - para mim, talvez pela idade - parece surrealismo: Na Volta do Duche uma daquelas máquinas que assopram as folhas juntava-as, empurrava-as e depois...era tanta a força que passavam quase todas para o lado de lá do muro...parei como que a fotografar e a coisa deixou de ser feita...então veio o tal carro "vassoura" e começou a chupá-las;

Ao caro Anónimo, peço o favor de acreditar que desconheço os meandros da organização. O que relata, a ser tal como diz e não coloco dúvidas, não será muito ajustado aos objectivos do Reino de Natal. Vou procurar saber mais, mas como sabe não é coisa fácil.

Um abraço aos dois e Votos de Bom Natal.

Nuno Agostinho disse...

Boas Tardes,

DE facto é interessante a falta de movimento em Sintra após as 19:00 horas de um dia de semana... Não existe NADA que prenda o turista... N A D A.
Não me venham falar nas estatuas da Volta do Duche...
Acho incrível como localidades como Guimaraes se conseguiram converter em centros turísticos de qualidade onde existe animação mesmo durante a noite e Sintra... pasme-se... está parada no tempo...
Porque motivo não há animação noturna? A CMS não interessa investir criando animação e dinamização ao centro?
Como pretendem então ter mais oferta hoteleira? O que vão "oferecer" de animação noturna? ...

Talvez visitas guiadas aos shoppings que rodeiam a serra... Calhando é isso.

Sintra está parada no tempo a nível de turismo, existem algumas iniciativas privadas de modernização do comercio tradicional, mas isto não é suficiente...

Até um dos cartões de visita de Sintra o WPC (World Press Cartoon) foi exterminado por esta presidência...

Penso que cabe pois perguntar..

Qual o investimento cultural feito para Sintra?
Resume-se as feiras no largo de São PEdro de Sintra e a uma festa no castelo dos mouros anual?
Existe estratégia? Qual?

Enfim, como diz o amigo Fernando, várias questões se impõem....

Fernando Castelo disse...

Caro Nuno Agostinho, obrigado pela sua visita. A próxima geração (já não falo em 25 anos do ciclo) irá modificar Sintra porque algumas auto consideradas "elites" já não estarão para travar tudo. Sintra funciona num circulo fechado, com muita coisa a funcionar na escuridão para que nada mude, forma de alguns manterem o poder...e os lucros. Até o Reino de Natal causou incómodos por trazer muitas pessoas. Esta coisa de quererem Sintra como uma reserva terá de acabar. Cumprimentos.