A falta de condições de mobilidade em Sintra, com transportes públicos desajustados e piores para cá do Cacém, justificavam uma intervenção em Sessão de Câmara.
Como, por razões já esclarecidas, não foi possível intervir, aqui fica o texto:
"Venho trazer um arrastado problema sintrense, cuja não solução se reflecte na qualidade de vida do concelho, dos seus moradores e dos que
por cá trabalham e produzem:
- Os deficientes serviços de transportes
públicos prestados pela principal
transportadora rodoviária no concelho,
a Scotturb.
A Scotturb é uma
transportadora rodoviária com sede em Cascais, sucessora, desde 2001, da Stagecoach. É notória a preferência dos serviços para a cobertura do concelho da sua Sede - onde pagará os seus impostos - efectuando cerca de 834 circulações em dias de semana.
Sintra não passa de uma extensão, onde efectua à volta de 534 circulações em dias de semana, número que inclui 59 (quase
exclusivas para turistas) nos Circuitos da Pena e Palácios.
Notemos que os transportes rodoviários em Cascais fazem a cobertura quase total no território com 97 quilómetros quadrados, enquanto que num território parcial de Sintra a mesma empresa deveria garantir comunicações regulares em cerca de 200 quilómetros quadrados.
Como é possível que, em Cascais, a Scotturb faça em dias de semana à volta de 60,96% do total das suas carreiras e, em Sintra, com mais do dobro do território, os restantes 39,04% ?
Sintra torna-se apetecível com a receita da carreira 434 (Circuito da Pena) frequentemente reforçada no transporte de turistas -maioria estrangeiros - uns sentados e outros de pé, com garantidos encontrões Serra acima, desconforto desadequado à boa imagem do turismo de Sintra, sem preocupações públicas da empresa que contabiliza visitantes nas bilheteiras.
Notemos que os transportes rodoviários em Cascais fazem a cobertura quase total no território com 97 quilómetros quadrados, enquanto que num território parcial de Sintra a mesma empresa deveria garantir comunicações regulares em cerca de 200 quilómetros quadrados.
Como é possível que, em Cascais, a Scotturb faça em dias de semana à volta de 60,96% do total das suas carreiras e, em Sintra, com mais do dobro do território, os restantes 39,04% ?
Sintra torna-se apetecível com a receita da carreira 434 (Circuito da Pena) frequentemente reforçada no transporte de turistas -maioria estrangeiros - uns sentados e outros de pé, com garantidos encontrões Serra acima, desconforto desadequado à boa imagem do turismo de Sintra, sem preocupações públicas da empresa que contabiliza visitantes nas bilheteiras.
Carreira 434, estimativa por defeito de receita mensal: 40 circulações X 40 passageiros X 5€ X 30 dias = 240.000€
Depois, no resto das prestações que deveriam ser feitas em Sintra, nada é tão apetecível: quantas carreiras com intervalos de uma hora ou mais, pouca comodidade nos veículos, incumprimento de horários e elevados preços nos bilhetes.
Ao invés de Cascais, com carreiras até tarde, muitas das últimas carreiras partem de Sintra antes ou à volta das 20 horas. Veja-se: A última carreira 403, para Cascais via Cabo da Roca, parte de Sintra às 19,10. Como chegará a casa quem trabalhe no Cacém até às 19 horas?
São as alterações frequentes em carreiras e percursos, mudanças que passam a obrigar o gasto de mais bilhetes, como sucedeu com a carreira 467 que, com destino a Sintra, deixou de circular por S. Pedro e foi "desviada" para um trajecto pelo Cruzeiro, em Mem Martins!
Ao contrário do que sucede em quase toda a Europa, em que as circulações rodoviárias se ajustam aos horários (ou chegadas) dos comboios, na Scotturb isso não existe, assistindo-se até à partida dos autocarros no momento exacto em que os comboios chegam às Estações.
A má cobertura do território sintrense leva à desistência de utilização dos transportes rodoviários que pouco têm de públicos, obrigando ao recurso à viatura privada.
Quanto paga a Câmara/Educa para passes de estudantes? Qual o grau de utilização?
Neste quadro, sabe-se que a estrutura Municipal, através da Câmara/Educa paga anualmente centenas de milhar de euros a título
de transportes escolares. Será que a Câmara faz inquéritos à satisfação e utilização dos alunos, para avaliar os benefícios face ao investimento?
A política de bilhética e alterações sucessivas de horários
Em desigualdade com os que
residem, trabalham ou estudam entre Cacém e Lisboa, os que estão na mesma
situação para cá do Cacém não beneficiam dos Passes da Coroa de Lisboa.
No território para cá do Cacém a Scotturb actua quase isoladamente, merecendo um estudo técnico aprofundado sobre circulações, preços e variadas tabelas, só válidos para isto ou para
aquilo, Cartão Recarregável com custo mínimo de 10€ e bilhetes de bordo com custo
elevado.
Se isto não chegasse, os
bilhetes não são de validade horária, pelo que nas ligações se torna necessário o
pagamento de outro percurso. Por tal facto, uma simples viagem dos arredores de
Sintra para a Vila pode custar 4,50 euros em cada sentido.
Tão pouco existem preços para
idosos, pelo que o Cartão Recarregável (10€) é uma violência, pois a maior parte deles não usam viagens que esgotem o dinheiro gasto com o Cartão.
Esta política de preços, aliada
a horários maus e nos quais as pessoas não confiam, faz com que as pessoas se
afastem do transporte público, indo a pé, de carro ou de táxi.
Por outro lado, os horários
são frequentemente alterados sem que se notem preocupações com os utentes.
Acabam as escolas e o horário é alterado algumas vezes. Depois voltam as
escolas e retomam-se os horários com alterações. Quem trabalha é vítima disto.
Perante a diversidade de problemas e necessidades dos utentes, a Câmara Municipal não tem dedicado muita atenção a estas preocupantes restrições à mobilidade que colocam em causa a qualidade da prestação de serviços de transporte, com reflexos na "carga" do IC19.
Nestas condições, apela-se à CMSintra, para a sua inequívoca intervenção para se solucionar um problema que afecta a mobilidade local, prejudica as condições económicas das famílias e se repercute em mais poluição por aumento de circulação de viaturas".
Fernando Castelo
Nestas condições, apela-se à CMSintra, para a sua inequívoca intervenção para se solucionar um problema que afecta a mobilidade local, prejudica as condições económicas das famílias e se repercute em mais poluição por aumento de circulação de viaturas".
Fernando Castelo
(Resumo Comparativo das
Circulações feitas em Cascais e em Sintra)
DADOS REFERENTES AOS TERRITÓRIOS COBERTOS POR SERVIÇOS DA SCOTTURB
1.1
– Cascais: 97 Km2
1.2
– SINTRA: +200 Km2 (EXCLUÍDAS AS FREGUESIAS COM OUTROS OPERADORES)
CARREIRAS
EFECTUADAS (INCLUI DE IDA E
VOLTA E “CIRCULARES”)
2.1 –
CONCELHO DE CASCAIS
2.1.1
– Dias de Semana: 834 circulações,
sendo 344 em
“CIRCULARES”
2.1.2
– Sábados: 504 circulações, sendo 249 em “CIRCULARES”
2.1.3
– Domingos e Feriados: 474
circulações, sendo 226 em
“CIRCULARES”
2.1.4 – Em Cascais há ainda – diariamente –
19 circulações não contabilizadas que fazem
circuitos da noite, aproximadamente
entre as 20 e 24 horas.
2.2 –
CONCELHO DE SINTRA
2.2.1
– Dias de Semana: 534 circulações,
sendo 80 em
“CIRCULARES” (a) e (b)
2.2.2 – Sábados: 354 circulações, sendo 78 em “CIRCULARES”
2.2.3
– Domingos e Feriados: 312 circulações,
sendo 76 em
“CIRCULARES”
2.3 –
ENTRE OS DOIS CONCELHOS (POR
DIA E NOS DOIS SENTIDOS)
2.3.1
– CASCAIS/ESTORIL/CARCAVELOS/CACÉM/RIO
DE MOURO/SINTRA
2.3.1.1 –
Dias de Semana: 261 circulações, sendo:
(29 Cascais/Sintra, por Azóia)
(36 Cascais/Sintra, por Linhó)
(42 Estoril/Sintra, por Linhó)
(38 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(60 Estoril/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(56 Cacém/Carcavelos)
2.3.1.2 –
Sábados: 212 circulações, sendo:
(28 Cascais/Sintra, por Azóia)
(31 Cascais/Sintra por Linhó)
(41 Estoril/Sintra, por Linhó)
(24 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(37 Estoril/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(51 Cacém/Carcavelos)
2.3.1.3 –
Domingos e Feriados: 199 circulações, sendo:
(26 Cascais/Sintra por Azóia)
(30 Cascais/Sintra, por Linhó
(34 Estoril/Sintra, por Linhó)
(24 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(37 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de
Cima e Abrunheira)
(48 Cacém/Carcavelos)
2.4 –
OUTRAS CIRCULAÇÕES (POR DIA
E NOS DOIS SENTIDOS)
2.4.1
– OEIRAS/SINTRA (por Abrunheira e Mem
Martins/Cruzeiro/Portela)
2.4.1.1 –
Dias de Semana: 44 circulações
2.4.1.2 –
Sábados: 25 circulações
2.4.1.3 –
Domingos e Feriados: 24 circulações
2.4.2
– OEIRAS/RIO DE MOURO
2.4.2.1 –
Dias de Semana: 37 circulações
2.4.2.2 –
Sábados: 14 circulações
2.4.2.3 –
Domingos e Feriados: -------
Nota: Carreiras “CIRCULAR”,
funcionam em redor de zonas urbanas e arredores de Cascais;
a) –
Em SINTRA, 59 percursos “CIRCULAR” que estão mais ao serviço do turismo
(Carreira 434, Circuito da Pena, 40 percursos) e (Carreira 435 Palácios, 19
percursos).
b) - Muitas carreiras NÃO EFECTUAM PERCURSOS COMPLETOS. São pautas máximas.
Na realidade,
embora nos Horários as Carreiras sejam indicadas, depois há informações a
limitar ou condicionar os trajectos.
limitar ou condicionar os trajectos.
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