quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SINTRA: TRANSPORTES PÚBLICOS, UM PROBLEMA ANTIGO

A falta de condições de mobilidade em Sintra, com transportes públicos desajustados e piores para cá do Cacém, justificavam uma intervenção em Sessão de Câmara.

Como, por razões já esclarecidas, não foi possível intervir, aqui fica o texto: 

"Venho trazer um arrastado problema sintrense, cuja não solução se reflecte na qualidade de vida do concelho, dos seus moradores e dos que por cá trabalham e produzem:

- Os deficientes serviços de transportes públicos prestados pela principal
               transportadora rodoviária no concelho, a Scotturb. 

A Scotturb é uma transportadora rodoviária com sede em Cascais, sucessora, desde 2001, da Stagecoach. É notória a preferência dos serviços para a cobertura do concelho da sua Sede - onde pagará os seus impostos - efectuando cerca de 834 circulações em dias de semana.

Sintra não passa de uma extensão, onde efectua à volta de 534 circulações em dias de semana, número que inclui 59 (quase exclusivas para turistas) nos Circuitos da Pena e Palácios.

Notemos que os transportes rodoviários em Cascais fazem a cobertura quase total no território com 97 quilómetros quadrados, enquanto que num território parcial de Sintra a mesma empresa deveria garantir comunicações regulares em cerca de 200 quilómetros quadrados.

Como é possível que, em Cascais, a Scotturb faça em dias de semana à volta de 60,96% do total das suas carreiras e, em Sintra, com mais do dobro do território, os restantes 39,04% ?

Sintra torna-se apetecível com a receita da carreira 434 (Circuito da Pena) frequentemente reforçada no transporte de turistas -maioria estrangeiros - uns sentados e outros de pé, com garantidos encontrões Serra acima, desconforto desadequado à boa imagem do turismo de Sintra, sem preocupações públicas da empresa que contabiliza visitantes nas bilheteiras.


Carreira 434, estimativa por defeito de receita mensal: 40 circulações X 40 passageiros X 5€ X 30 dias = 240.000€

Depois, no resto das prestações que deveriam ser feitas em Sintra, nada é tão apetecível: quantas carreiras com intervalos de uma hora ou mais, pouca comodidade nos veículos, incumprimento de horários e elevados preços nos bilhetes.

Ao invés de Cascais, com carreiras até tarde, muitas das últimas carreiras partem de Sintra antes ou à volta das 20 horas. Veja-se: A última carreira 403, para Cascais via Cabo da Roca, parte de Sintra às 19,10. Como chegará a casa quem trabalhe no Cacém até às 19 horas?

São as alterações frequentes em carreiras e percursos, mudanças que passam a obrigar o gasto de mais bilhetes, como sucedeu com a carreira 467 que, com destino a Sintra, deixou de circular por S. Pedro e foi "desviada" para um trajecto pelo Cruzeiro, em Mem Martins! 

Ao contrário do que sucede em quase toda a Europa, em que as circulações rodoviárias se ajustam aos horários (ou chegadas) dos comboios, na Scotturb isso não existe, assistindo-se até à partida dos autocarros no momento exacto em que os comboios chegam às Estações.

A má cobertura do território sintrense leva à desistência de utilização dos transportes rodoviários que pouco têm de públicos, obrigando ao recurso à viatura privada.

Quanto paga a Câmara/Educa para passes de estudantes? Qual o grau de utilização?

Neste quadro, sabe-se que a estrutura Municipal, através da Câmara/Educa paga anualmente centenas de milhar de euros a título de transportes escolares. Será que a Câmara faz inquéritos à satisfação e utilização dos alunos, para avaliar os benefícios face ao investimento?

A política de bilhética e alterações sucessivas de horários

Em desigualdade com os que residem, trabalham ou estudam entre Cacém e Lisboa, os que estão na mesma situação para cá do Cacém não beneficiam dos Passes da Coroa de Lisboa.

No território para cá do Cacém a Scotturb actua quase isoladamente, merecendo um estudo técnico aprofundado sobre circulações, preços e variadas tabelas, só válidos para isto ou para aquilo, Cartão Recarregável com custo mínimo de 10€ e bilhetes de bordo com custo elevado.

Se isto não chegasse, os bilhetes não são de validade horária, pelo que nas ligações se torna necessário o pagamento de outro percurso. Por tal facto, uma simples viagem dos arredores de Sintra para a Vila pode custar 4,50 euros em cada sentido.

Tão pouco existem preços para idosos, pelo que o Cartão Recarregável (10€) é uma violência, pois a maior parte deles não usam viagens que esgotem o dinheiro gasto com o Cartão.

Esta política de preços, aliada a horários maus e nos quais as pessoas não confiam, faz com que as pessoas se afastem do transporte público, indo a pé, de carro ou de táxi.

Por outro lado, os horários são frequentemente alterados sem que se notem preocupações com os utentes. Acabam as escolas e o horário é alterado algumas vezes. Depois voltam as escolas e retomam-se os horários com alterações. Quem trabalha é vítima disto.

Perante a diversidade de problemas e necessidades dos utentes, a Câmara Municipal não tem dedicado muita atenção a estas preocupantes restrições à mobilidade que colocam em causa a qualidade da prestação de serviços de transporte, com reflexos na "carga" do IC19.

Nestas condições, apela-se à CMSintra, para a sua inequívoca intervenção para se solucionar um problema que afecta a mobilidade local, prejudica as condições económicas das famílias e se repercute em mais poluição por aumento de circulação de viaturas".

Fernando Castelo 


(Resumo Comparativo das Circulações feitas em Cascais e em Sintra)

DADOS REFERENTES AOS TERRITÓRIOS COBERTOS POR SERVIÇOS DA SCOTTURB
1.1 – Cascais:     97 Km2 
1.2 – SINTRA: +200 Km2 (EXCLUÍDAS AS FREGUESIAS COM OUTROS OPERADORES)

CARREIRAS EFECTUADAS (INCLUI DE IDA E VOLTA E “CIRCULARES”)
2.1   – CONCELHO DE CASCAIS
 2.1.1          – Dias de Semana: 834 circulações, sendo 344 em “CIRCULARES”
 2.1.2          – Sábados: 504 circulações, sendo 249 em “CIRCULARES”
 2.1.3          – Domingos e Feriados: 474 circulações, sendo 226 em “CIRCULARES”
 2.1.4         – Em Cascais há ainda – diariamente – 19 circulações não contabilizadas que fazem 
              circuitos da noite, aproximadamente entre as 20 e 24 horas.
2.2   – CONCELHO DE SINTRA
 2.2.1          – Dias de Semana: 534 circulações, sendo 80 em “CIRCULARES” (a)  e (b)
 2.2.2         – Sábados: 354 circulações, sendo 78 em “CIRCULARES”
 2.2.3          – Domingos e Feriados: 312 circulações, sendo 76 em “CIRCULARES”
2.3   – ENTRE OS DOIS CONCELHOS (POR DIA E NOS DOIS SENTIDOS)
 2.3.1          – CASCAIS/ESTORIL/CARCAVELOS/CACÉM/RIO DE MOURO/SINTRA
   2.3.1.1    – Dias de Semana: 261 circulações, sendo:
    (29 Cascais/Sintra, por Azóia)
    (36 Cascais/Sintra, por Linhó)
    (42 Estoril/Sintra, por Linhó)
    (38 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (60 Estoril/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (56 Cacém/Carcavelos)
   2.3.1.2    – Sábados: 212 circulações, sendo:
    (28 Cascais/Sintra, por Azóia)
    (31 Cascais/Sintra por Linhó)
    (41 Estoril/Sintra, por Linhó)
    (24 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (37 Estoril/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (51 Cacém/Carcavelos)
   2.3.1.3    – Domingos e Feriados: 199 circulações, sendo:
    (26 Cascais/Sintra por Azóia)
    (30 Cascais/Sintra, por Linhó
    (34 Estoril/Sintra, por Linhó)
    (24 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (37 Cascais/Rio de Mouro, por Manique de Cima e Abrunheira)
    (48 Cacém/Carcavelos)

2.4   – OUTRAS CIRCULAÇÕES (POR DIA E NOS DOIS SENTIDOS)
 2.4.1          – OEIRAS/SINTRA (por Abrunheira e Mem Martins/Cruzeiro/Portela)
   2.4.1.1    – Dias de Semana: 44 circulações
   2.4.1.2    – Sábados: 25 circulações
   2.4.1.3    – Domingos e Feriados: 24 circulações
 2.4.2          – OEIRAS/RIO DE MOURO
   2.4.2.1    – Dias de Semana: 37 circulações
   2.4.2.2    – Sábados: 14 circulações
   2.4.2.3    – Domingos e Feriados: -------
Nota: Carreiras “CIRCULAR”, funcionam em redor de zonas urbanas e arredores de Cascais;
a)      – Em SINTRA, 59 percursos “CIRCULAR” que estão mais ao serviço do turismo 
          (Carreira 434, Circuito da Pena, 40 percursos) e (Carreira 435 Palácios, 19 percursos).
b)    - Muitas carreiras NÃO EFECTUAM PERCURSOS COMPLETOS. São pautas máximas. 
          Na realidade, embora nos Horários as Carreiras sejam indicadas, depois há informações a 
          limitar ou condicionar os trajectos.



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