quinta-feira, 31 de julho de 2014

SINTRA: TRISTEZAS EM CINCO ACTOS...

"Em pedaços vos digo", foi o mote da criação deste blogue despretensioso, na esperança de poder servir Sintra e as suas gentes, alertando os responsáveis e, quantos vezes, os gratuitos invocadores de Byron...Herculano...ou Glorioso Éden.

A desilusão acaba por surgir quando tudo se mantém imutável, o mal continua mal, o bem é mal tratado, enquanto os responsáveis passam entre o bem e o mal.

Os factos e as imagens - tiradas hoje - desacreditam Sintra e o seu passado, muito menos ajudam a um melhor presente. Remetem, mais, para a indiferença.

Ainda não será desta que atirarei a toalha ao chão.

Centro Histórico, Escadinhas do Hospital: Em 2005, numa manobra eleitoral, nos postes de ferro que se vêm ao fundo foi colocado um painel da autoria de um artista plástico, tapando uma casa em ruínas. Os custos foram elevados e, com o tempo, o painel - destruído - foi retirado. Os postes ficaram...passaram quase 9 anos! 

Entrada do parque de Estacionamento do Rio do Porto, junto ao Centro Histórico: Vê-se que no dia 30/5, entre as 7h e 14 horas, era Zona de Paragem e Estacionamento Proibido. Passados mais de 2 meses, ninguém ainda se apercebeu - até nos serviços ligados à colocação do sinal - que devia ser retirado?

Na Sessão de Câmara de 1 de Abril de 2014 foi aprovada uma Proposta do Vereador Dr. Luís Patrício (Proposta 214-LP/2014, tendente à colocação de Sinais de "Proibição de Estacionamento de Auto Caravanas entre as 00,00h e as 7,00h" nos Parques do Urbanismo e Rio do Porto". Amanhã fará 4 meses e de Sinais nada. 

Esta é a incómoda pedonal da Heliodoro Salgado. Os carros sobem e descem ao gosto dos automobilistas que desrespeitam as normas. Veja-se que até o Sinal já foi desviado do seu lugar. Perante tão frequente e conhecida prática de incumprimento, não haverá forma de fazer respeitar, uma vez por todas, a sinalização do local? 

Centro Histórico, Volta do Duche, frente à Rua Visconde de Monserrate: o lixo amontoado já mostra ao tempo que este monstro lá está. Aproveitando um espaço "escondidinho" pelo grande contentor amarelo (a propósito, quem autorizou e fixou os locais para tais?) o monstro ficou arrumado...mas ninguém parece ver.


Apreciando o monstro, a ferrugem e o mau estado dos pneus e das correntes, os comandos e o conjunto, tudo leva a crer que estamos perante um abandono, em pleno passeio, causando admiração que ninguém com responsabilidades, nomeadamente a polícia municipal, tome as medidas para o espaço ser limpo.

Poderia, sem grande esforço, juntar mais umas tantas outras situações que são totalmente incompatíveis com Sintra, com um Centro Histórico que deveria ser preservado e, em cada dia, mais adequado àquilo que se divulga pelo mundo. 

Na verdade, as situações anómalas parecem ter uma extensão mais ampla do que o ocasional, exigindo que o Executivo Municipal e o seu Presidente inventariem o que se passa, nomeadamente com uma equipa técnica específica. 

Sintra é demasiado importante para estar sujeita ao desprestígio destas imagens.


2 comentários:

António disse...

Por vezes e sem crer acontecem coisas engraçadas. Não é que hoje fiz também o percurso das Escadinhas do Hospital, percorrendo toda a extensão, passando pelo parque de estacionamento "Rio do Porto" até junto da CMS, claro, desde o hospital tudo continua um caos. Nas fotos que o autor deste blog nos mostra todas são interessantes, mas a da "Pedonal" está demais, sobretudo com a queda da sinalização, percebe-se o porquê do derrube da placa de sinalização, mas para entender melhor era bom poder reler o comentário enviado por mim para este blog no dia 19/06 ás 22h34m, aqui vamos perceber como isso incomodou os tais aristocratas, que logo devem ter tomado a iniciativa de contratar um capanga para vandalizar aquilo que seria a prova incriminatória pelo desrespeito e transgressão da sinalização existente.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Adiro ao que diz.

Ninguém nos leva a sério.

Tem o PODER