sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 157 ANOS DE LUTA...

ESTA FLOR, UMA MODESTA SAUDAÇÃO

Das florestas da Malaysia, esta flor representa a ascensão

Foi em 8 de Março de 1857 que centenas de operárias têxteis de Nova Iorque se manifestaram a reclamar melhores salários e condições de trabalho dignas, nomeadamente menos horas de trabalho e mais segurança.

Também em 1917 milhares de mulheres russas fizeram idênticas reivindicações. 

Pelas Leis do Canadá, só em 18 de Outubro de 1929, depois de muitos anos de luta por um grupo de activistas, as mulheres foram declaradas como "pessoas".

Hoje, um pouco por todo o mundo, com a cumplicidade dos governos, os direitos das mulheres não são respeitados das mais variadas formas, nalguns casos com nítidos contornos de escravatura, excesso de horas de trabalho e baixas remunerações. 

Mulheres algures na Ásia

São elas, em condições difíceis, o sustento da casa...onde pouco tempo conseguem estar

Em Portugal, registadas nos Centros de Emprego, havia em Janeiro 344145 mulheres, correspondendo a 51,39% dos desempregados. Preocupadas com os filhos e a família, quantas vezes aceitam trabalhos sem horários e mal remuneradas.   

O Dia Internacional da Mulher é, ainda hoje, desconhecido em muitos países ou transforma-se num Dia de Luta pelos Direitos da Mulher. 

Nesta homenagem, os votos de que alcancem a igualdade de direitos e que o futuro lhes traga as condições para partilharem a vida com os seus familiares, acessos sociais, culturais e de bem-estar que hoje não passam de miragem.  



Sem comentários: