sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SINTRA: RUA DOS ARCOS E HISTÓRIA DO LUGAR...

Tenho obrigação, por cortesia e agradecimento, de publicar uma foto muito antiga (anterior à República, segundo me foi escrito) do Hotel Central. Muito obrigado.

Alguém que não se identificou, ao seguir as imagens publicadas por este blogue sobre o estado lamentável da Rua dos Arcos, resolveu ajudar com uma preciosidade:

Hotel Central com a beleza de outrora

Em primeiro plano um arco com 4 degraus (agora o café Paris tem 6) seguido de espaço aberto. O arco seguinte era de acesso ao Hotel Central. A rua tinha três arcos.

Entrada para o Hotel Central vista de outro lado (foto obtida na Sintriana, Biblioteca Municipal de Sintra

A esplanada do Central ocupou a zona tapada e avançou para dentro do antigo Paço

Ao ser tapada a Rua, o espaço aberto - que era público - viria a ser ocupado pela esplanada e, como o passeio era estreito, para que tivesse mais espaço, também os candeeiros avançaram sobre a zona do Paço. 

Dois dos três arcos. O da entrada está nas costas do fotógrafo

Apesar de muitos alertas feitos durante o último executivo, a Rua dos Arcos, pela omissão dos responsáveis, tornou-se num túnel imundo cuja imagem deve continuar a envergonhar quem a manteve sem as medidas respeitadoras do Centro Histórico.

Envergonha mais as auto convencidas elites, quantas vezes submissas ao poder.

Uma imagem degradante, a que a montagem da esplanada por cima da rua não é alheia

Tudo isto não pode continuar assim, pois há soluções possíveis.

Há técnicos camarários sobejamente conhecedores da história local, dos monumentos a respeitar - uns antigos e outros nem tanto - pelo que a Câmara deve recorrer a esses, certamente ansiosos de serem chamados a servir Sintra.

Estamos fartos de estudos estratégicos. De entidades externas. De onerosas encomendas com belas conclusões que ficam embrulhadas no papel.

Sintra precisa de recuperar dos últimos anos, sem elevados custos.

SINTRA E O SEU PATRIMÓNIO MERECEM RESPEITO!


Sem comentários: