quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SINTRA: CERTAMENTE UMA NOVA VISÃO AUTÁRQUICA

Outra forma de se ver Sintra

Uma saudação aos Eleitos Autárquicos que desde ontem são responsáveis  pelo que nos próximos tempos se passar na gestão do território sintrense, o nosso território, que queremos seja acolhedor para os que cá vivem e para os vindouros.
 
Exigível caminho de progresso e desenvolvimento
 
Com a tomada de posse ontem efectivada, Sintra passou a ter uma nova equipa de autarcas para gerir bem os determinantes pelouros que uma Câmara - de grande dimensão como a de Sintra - precisa para retomar a via do progresso.

Sem a intenção de desmerecer os restantes Eleitos, deve salientar-se que um Sintrense será Presidente do Órgão Máximo do Concelho - a Assembleia Municipal - deixando-nos a confiança completa pelas suas capacidades e actuações.  
 
Garantida que esteja, nas grandes linhas, a execução de propostas tendentes ao desenvolvimento económico do território, ficam naturais expectativas sobre quem possuirá os pelouros mais significativos para as levar a efeito.
 
O Executivo Camarário, recheado de sintrenses conhecedores da vida autárquica de Sintra - por terem integrado Executivos anteriores - não correrá o risco de "coxear" na obtenção de conhecimentos que sirvam exclusivamente as populações.

Justificar custos e aproveitar os qualificados Quadros Técnicos

Como foi possível admitir-se, sequer, que externamente se indicasse à Câmara a contratação de alguém com a categoria equivalente a Director Delegado?  

Chegou a altura de se reduzirem custos supérfluos, de se disciplinarem as despesas.

Tudo indica que, na necessária política de redução de custos, se honrem todos os qualificados Quadros Técnicos Municipais, pelo que os pivots externos e "assessores" terão os dias contados. Talvez até alguns Administradores remunerados...
 
Aliás, não faria sentido que, tendo a Câmara Municipal prestigiados Quadros Técnicos em varias frentes sensíveis - entre elas Museus, Património Histórico, Turismo, Urbanismo e Obras Municipais - se recorresse a nomeações externas.

E se, por interesse colectivo, alguém externo se possa tornar útil ao Município, que eventuais convites pressuponham colaborações graciosas. 
 
Primeiras Opções
 
Dados os primeiros passos na reorganização estrutural, tudo indica que a prioridade será para o desenvolvimento empresarial, de onde podem gerar-se postos de trabalho qualificado para as dezenas de milhar de desempregados.
 
Neste campo, nos desempregados inscritos no Centro de Emprego, desde Maio que o número total tem baixado ligeiramente...apenas aumentando nos com Curso Superior (2581 em Setembro), o que dá indicações sobre a qualidade empresarial.  
 
Outra frente prender-se-á com o Turismo, incluído na região de Lisboa, mas que não pode estar fora das mãos sintrenses e na dependência de estruturas externas.
 
É com entusiasmo que se aguardam as primeiras medidas para o futuro.
 
SINTRA MERECE.
 

Sem comentários: