domingo, 24 de julho de 2011

NORUEGA, UM PAÍS EXEMPLAR (2)

NOTA PRÉVIA
No passado domingo, anunciei para hoje a continuação do meu relato sobre a Noruega.
Os trágicos acontecimentos de anteontem, fizeram-me repensar na publicação do texto já preparado, pelo sofrimento que envolve toda a Nação Norueguesa. Os noruegueses, utilizadores dos direitos da liberdade,  vivem estes momentos dolorosos com a força que herdaram de várias civilizações, entre elas a viking. Seguirão sempre em frente. 

"Roda da Vida", no Parque das Estátuas em Oslo, deu-me a certeza de que a publicação é a melhor forma de homenagear as vítimas e manifestar aos noruegueses a minha solidariedade. 


Muito se pode dizer sobre a Noruega, um país onde se vive com poucas preocupações. Há duas razões para isso: - A elevada confiança nos seus eleitos e a grande seriedade que os norteia, especialmente aos políticos.

Tudo o que se faz é por dedicação. Existe um apreço especial pelos professores que, por lá, se dedicam e vivem para o ensino, pelo que não admira que seja um dos países com os mais elevados indicadores de formação escolar e cultural. 

Os noruegueses, na sua esmagadora maioria, não ocupam cargos políticos por ambições de carreira ou por vaidades pessoais. Fazem-no por obrigação cívica.

Os políticos noruegueses não precisam de prometer para ganhar votos. Ou podem e fazem ou não podem. Algumas das mentirolas ocidentais, a serem feitas por aquelas paragens, levavam os políticos a clínicas psiquiátricas e ao seu internamento (pelo menos).

Quando escolhidos para cargos da administração ou kommune, procuram sê-lo por um só mandato, no qual se sentem honrosamente obrigados para com a sua terra ou o seu município. Passado o mandato, onde defendem os bens dos administrados em vez de os esbanjarem, regressam felizes às suas profissões e locais de trabalho.

A sociedade funciona estruturada, organizada, onde cada um sabe o seu papel e cumpre com as suas obrigações. A maior preocupação é o bem-estar geral e o respeito pelas pessoas.

Quando se abre uma vala numa rua, é vulgar ver-se logo a máquina que a irá tapar e pavimentar, para que ninguém seja incomodado. 

Não admira, pois, que seja um país solidário com a recuperação de bens históricos. Os dois coretos que abaixo apresentamos espelham o seu respeito pela preservação:

Hammerfest

Bergen
País preocupado com a cultura, oferece museus dos mais variados, em espaços grandes ou pequenos, mas onde há sempre algo com muito interesse para ser conhecido. O Museu Polar, em Tromsö, de que não mostro fotos, é uma casa pequena para recordar Amudsen.

Em Alta, podemos apreciar o Museu Rupestre, conservado com os maiores cuidados:


Nas Lofoten há o muito interessante museu do bacalhau:


A Noruega também é natureza, com a impressionante Kjosfossen, uma queda de água entre Myrdal e o Sognefjord, a ser vista quando da paragem do comboio da Fläm Railway:


Em Bergen os pobres são lembrados, como este à porta de um banco:


Em Oslo, não se pode perder o Museu Viking. Mas, pela grandiosidade, o Parque das Estátuas é imperdível:


Por tudo isto e muito mais, compreende-se o orgulho dos noruegueses e os seus sentimentos colectivos. 

É a vitória da organização, empenho, respeito e, acima de tudo, da moral pública. 






3 comentários:

Anónimo disse...

Sr Castelo obrigado pelos seus textos que muito me ensinam e que gosto de ler.

Daniel Custódio

Anónimo disse...

Fiquei realmente à espera desta publicação, é um país maravilhoso, onde à trabalho ,onde se respeita o próximo,onde não à corrupção,onde existe civilização, para onde alguns dos nossos jovens (licenciados) tem ido à procura de trabalho uma vez que o país que os viu nascer, crescer, estudar,não lhes dá trabalho.

Anónimo disse...

Caro Senhor Castelo, junto-me às suas palavras de apreço por quem tanto respeita a vida de cada Ser. É por isso que os últimos acontecimentos neste bonito país tanto chocam cada um dos seus cidadãos. Pela vergonha perante o mundo mas, sobretudo, por alguém ter quebrado a corrente, a tal que torna esta uma nação tão nobre e merecedora da nossa mais sincera admiração.