sexta-feira, 8 de julho de 2011

MOODY'S, LIXO E INGRATIDÃO

Neste cantinho, onde uns figurões andam a espalhar que há crise, só para que os governantes tenham o pretexto de aplicar gravíssimas sanções aos que trabalham e aos reformados que descontam, saltaram ontem dos seus poleiros uns tantos políticos, indignados com a Moody's.

Muitos tiveram razão, principalmente, como se veio a saber por alguns desabafos que não conseguiram controlar, a Moody's também era financiada por esses mesmos.

Então, alguns, segundo dito, resolveram cortar à agência de rating o nível monetário que lhe pagavam.

Fantástico o facto de, por pagarem à agência uns tantos milhões, parecer (a mim pelo menos pareceu)  que se julgavam prevenidos contra a virose das más notações.

Foi um pouco assim: Se nos colocaste no "lixo", numa ignóbil ingratidão pelos fundos pagos, então agora acabaram-se os nossos pagamentos. Quando disseres bem, logo se vê. Até lá, vamos pagar a outra que não chegue ao nível tão baixo.

Claro que a Moody's ficou siderada face à grandeza de alguns dos nossos políticos, que certamente se preparavam para pedir uns empréstimos bancários para fins deles conhecidos.

No que se refere a Sintra, será uma pena um possível desenlace, porque, a mesma agência Moody's, foi em tempos justificada como "uma das mais credenciadas agências de rating internacionais”.

Bastará consultar a Revista Municipal Sintra (Nº. 10 – 4º T 2004), onde é noticiada a notação de Sintra pela Moody's em Aa2 ((“equivalente a excelente"), reflectindo "o rigor e a solidez das finanças do município" e que "muito prestigia a autarquia e o país".

Claro que, nessa altura, as Contas de 2003 tinham apresentado um Passivo (exigível) de 80,5 Milhões de euros, incluindo Empréstimos a Longo Prazo de 67,6 Milhões de euros.

Em 2010 as contas foram bem diferentes pois o Passivo (exigível) aumentou mais de 50% sobre 2003 (133,8 M€ em 2010), tendo os empréstimos bancários (Médio e Longo Prazo) atingido os 93,288 Milhões de euros.

Com este cenário tão politicamente despreocupante, para que muitos dos nossos especialistas em politica e gestores fossem felizes e continuassem a recorrer ao crédito para gastarem, muitas vezes mal, os dinheiros públicos, sempre à custa dos impostos a pagar por outros, a Moody's foi de uma ingratidão a toda a prova.

Corte-se a Moody's até ela dizer bem...

4 comentários:

Amadeu disse...

Sr.Castelo dizia à dias onde foi para o nosso dinheiro: eu mão sei, mas acho que não existe lá vai ser autorizado pela Assembleia outro empréstimo, para tapar o buraco.

Fernando Castelo disse...

Meu caro Senhor Amadeu,

Na Moody's são mesmo uns malandros.

Se Ler, atentamente, o comunicado da Câmara, notará esta parte do texto: "(...) boa saúde das suas finanças. A frase é da própria Moddy’s e consta nos relatórios por ela publicados ao longo dos últimos anos (...)".

Eu, como não sou especialista em manipulação, nem sei como interpretar.

A situação de Sintra em 2010 é recente e só para deitarem poeira para os olhos se fala "ao longo dos últimos anos".

Mas devemos estar todos muito atentos. Mesmo muito atentos.

Um abraço,

Fernando Castelo

Anónimo disse...

Admito que a Moddy´s também tenha por detrás outros interesses mas, valha-me Deus, a Camara de Sintra está cada vez mais individada e queria o quê? que dessem os parabêns a quem anda a aumentar a divida e jurassem a pés juntos que podem emprestar dinheiro à vontade à Camara porque é seguro? Se os responsáveis da Camara se preocupassem mais com as contas e menos com os comentários é que faziam bem.É incrivel, não os vejo preocupados com as contas que cada vez estão piores mas estão " ofendidos " com a Moddy´s. Incrivel onde chega o descaramento de algumas pessoas, fazendo dos outros parvos e tratando-os como lixo.

neves de carvalho disse...

Há: o senhor presidente pensava que conseguia controlar os GURUS da politica económica mundial; que inocente!!!!.