quarta-feira, 8 de junho de 2011

SINTRA - HISTÓRIA DE UM FONTANÁRIO

Na freguesia de S. Pedro, onde resido, existe o que, segundo pesquisas feitas, será um dos mais antigos fontanários de Sintra, se não mesmo o mais antigo.

Da sua tão longa história, gostaria de relatar uma das peripécias.

Quando ainda valia a pena os munícipes participarem na vida colectiva, seguindo um velho hábito meu intervim na Assembleia Municipal de 26 de Junho de 2001 (quase há 10 anos) e, num dos pontos para apreciação, referi a "falta de respeito de que é vítima a figura do Sr. Dr. José Diniz de Oliveira, de todos conhecido e o desprezo a que votaram um rico património histórico do Concelho".

Dr. José Diniz de Oliveira, que era o Presidente do "Senado" de Sintra em...1781!!!

Deputados e Vereadores, além da Senhora Presidente da Câmara, entreolharam-se, receando eu que julgassem tratar-se de um novo militante de qualquer das forças partidárias presentes. Para ajudar, anexei à intervenção a página que segue, pelo que, momentos depois, o ambiente estava normalizado. Ficou a dúvida: - onde seria?
Os tempos passaram, seguiram-se muitas insistências, mas um dia, e que dia para a história que estou a relatar, a fonte retomou a sua imagem histórica.

Deve-se à antiga Vereadora Engenheira Guadalupe Gonçalves a sensibilidade e o gosto pela recuperação, facto que nunca esquecerei.

Ainda lá está bonita, tem a sorte de ter pessoas junto dela e que a preservam.

Agora, mostro-a tal como a tenho visto:


Nesta fonte, de 1781, pararam reis de Portugal no seu caminho para Sintra. Talvez tenham bebido das sua águas, que hoje não correm sem se saber porquê.

Fica na Charneca, que o mesmo nome deu à fonte, logo abaixo de Ranholas.

É um monumento que deveria ser incluído num Património Municipal protegido.

Aqui lhes deixo mais duas imagens:




Visitem-na. Apreciem a sua valioso cuba de lioz. Guardem-na na memória. Nunca se sabe o que um dia, qualquer (ir) responsável, lhe poderá fazer. 

É ali mesmo ao lado do IC19, na antiga Estrada de Sintra.



2 comentários:

Anónimo disse...

De facto é uma pena que em Portugal tudo se resolva em anos! É a Justiça, a Saúde, as Infra-Estruturas, etc etc ... e até estas "pequenas coisas" (com a sua devida importância) que tem vindo a divulgar no seu blog.

Amadeu disse...

conheço bem o chafariz da charneca desde os meus tempos de criança quando ainda se circulava na estrada velha de acesso a Sintra e às praias,das Maças e Azenhas do mar, quando as frequentava, fez-me recuar nos tempos, e lembrar uma petição que foi lançada aquando do alargamento do IC 19 e a replantação de árvores,percorrendo tudo o IC as poucas árvores que foram plantadas acabaram por morrer,por falta de rega ,por falta de estacas,e assistência será que, quem lançou a ideia deixou de passar por lá,