quinta-feira, 15 de outubro de 2020

SINTRA: DO HOSPITAL CASCAIS-SINTRA À "TENDA ESPECÍFICA"

"Nós não devemos esquecer...nós não devemos esquecer", Afirmação de Sua Excelência em 25 de Abril de 2020" 


Trato por Sua Excelência

Recentemente fomos surpreendidos por uma "Mensagem" de Sua Excelência pretensamente "sem alarmismos...sem alarmismos", vazia de ações locais imediatas.

Pareceu-nos, antes, uma forma subliminar de se colocar no mesmo patamar político dos Chefes de Estado e de Governo com uma "Conversa em Família".

A conversa, para contrapor ao desagrado que alastra por todo o concelho, pode ter sido uma recomendação de algum especialista de imagem recentemente cooptado.

Por esse facto, fazendo jus às naturais ambições e ansiedades por se colocar num pavimento mais alto, retomaremos o trato por "Sua Excelência". 

O Hospital de Cascais

Certamente com visto de Sua Excelência, foi publicitado no Facebook em 7.11.2016 que o Hospital de Cascais "se passa a designar HOSPITAL CASCAIS/SINTRA".

Tal anúncio, no estilo típico do ilusionismo bacoco quando eleições se aproximam, até nos dizia que o referido Hospital seria "alargado" com mais um piso.

Passados 4 anos nada do anunciado se concretizou, o que leva a admitir-se que a Câmara mentiu aos sintrenses com vista a ganhos nas eleições que se avizinhavam.

Esta a caracterização do estilo pouco sério de se fazer política, típico de quantos ambicionam cargos a qualquer preço e depois, localmente, nada valem. 

Daí que, Sua Excelência, na pele de combatente à Covid, se tenha esquecido do "Hospital Cascais/Sintra" e optado por investir numa "Tenda" como alternativa. 

"Tenda específica" como está?

Na "conversa" de 1.9.2020 falou "sem alarmismos", "em doenças sazonais", "Covid que está controlado mas não erradicado"..."temos de aumentar as urgências".

Na "conversa" Sua Excelência anunciou - sem rigor - a disposição de investir cerca de 3,5 milhões de euros numa "Tenda Específica" destinada a "Urgência Alargada".

No entender de Sua Excelência será essa a solução para a assistência aos tais 400.000 habitantes (desta vez não referidos...) do nosso vasto território?

Enquanto isso, não dá mostras de ser receptivo às opiniões de especialistas que defendem o conhecimento público dos locais e freguesias onde há surtos activos.


Os Especialistas falam na vantagem de sabermos os riscos epidemiológicos por freguesias tendo em vista a sensibilidade das populações para medidas preventivas.

E o que se passa? Precisamente o contrário. Interesses políticos fazem pela ocultação das zonas com Surtos Activos, tal como não sabermos dos Óbitos no concelho. .

Claro que, face a políticos que pouco cumprem do que falam, a conversa passou ao lado das pessoas que se preocupam com a realidade dos locais onde vivem.

Daí estarmos parados perante os últimos números de infectados (6110), olhando uns para os outros, numa inação colectiva de que Sua Excelência é responsável.

A "Tenda Específica" a que Sua Excelência alude só pode ser um fait-divers para nos distrairmos do falhanço na organização de combates a esta pandemia.

"Nós não devemos esquecer" as tardias primeiras medidas, a que se seguiu um Conselho Municipal (órgão não deliberativo) para justificar o não decidido.

Com a proximidade de Eleições iremos ser bombardeados com as mais diversas promessas projetos virtuais, num estilo típico de quem se quer perpectuar.

Veremos se a "Tenda Específica" é como o "Hospital Cascais/Sintra". 


1 comentário:

Fernando Castelo disse...

Caro Visitante Anónimo,

Refiro-me a um comentário de 15.10.2020, postado como "desconhecido" e que justifica esta explicação.

A matéria de opinião expressa por visitantes deste blogue tem de ser cautelosa, porque Sua Excelência, pesem todas as "virtudes" que lhe conhecemos de ligações ao antigo regime fascista que serviu e de que mereceu a confiança, pode ter-se regenerado, ou melhor, o partido socialista - com toda a veia democrática - achou nele uma figura tão geneticamente modificada que o levou ao cargo de Presidente do nosso concelho, que nós amamos mas de que ele se serve politicamente.

Claro que, além desse passado "brilhante", Sua Excelência também não é muito certo no que diz e promete, realmente joga no ilusionismo.

Compreenderá o estimado visitante porque não publiquei o seu comentário - e que desculpará - porque quem tem tão pouca sensibilidade para a vida colectiva, pode sentir-se ofendido.

Espero compreenda a posição deste blogue e aceite que tenho a maior consideração pelo que escreveu e que, por outras palavras, talvez deste meu esclarecimento se compreenda.

Um abraço fraterno.