sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

"OS PREDADORES" LIVRO RECOMENDADO NESTE NATAL

"Tudo o que os políticos fazem para conquistar o poder"
"O caciquismo não é um acessório do regime. É o próprio regime. Ou pelo menos está para o regime como o coração está para o organismo que bate: é o aparelho distribuidor da energia e da ação" (1910 - António José de Almeida)
O escrito acima, de um médico que viria a ser Presidente da República, foi retirado do livro "Os Predadores", escrito por Vítor Matos, e que recomendamos vivamente.

Publicado na revista Alma Nacional com o título «Galopins», palavra que designava os angariadores de votos em eleições durante a Monarquia Constitucional. (*)

Os "Galopins" de hoje enquadram-se nos entertainers a que nos referimos frequentemente, nos servidores de nível baixo que ajudam os do meio a subir...


Neste livro, poderão estudar mais profundamente o que são os políticos dependentes, a profissionalização, as facções e estruturas usadas para a perpectuação.

O leitor gostaria de saber como o coração do caciquismo é o poder local? Então tem de ler "Os Predadores"...lá aparecem relatos fantásticos das concelhias.

Se deseja saber como políticos profissionais se tornam poderosos através do controlo das concelhias, de uma câmara ou de uma distrital, leia "Os Predadores".

Ficará a saber como se cruzam empregos, como se arranjam cargos. 

Ou como em eleições internas, às vezes há quem pague milhares de euros de quotas de militantes para depois obterem os seus votos.

É preocupante - até tenebroso - como gente sem escrúpulos tem conseguido desvirtuar a sociedade democrática saída de Abril, sobrepondo-se aos políticos sérios. 

É assim que nascem os caciques...que precisam de uns tantos "Galopins", muitas vezes sem nenhuma ideologia mas que lhes fazem o trabalho da ascensão.   

Se a vida da sociedade democrática e participativa lhe interessa, lendo este livro todos ficamos mais aptos a inverter o caminho de que alguns se aproveitam.

Não há políticos sérios? Pior ainda seria se não houvesse. Mas quantas vezes se sentem constrangidos de intervir perante as pressões dos que dominam a máquina.

"Os Predadores" é um livro - muito bem escrito e estruturado - que nos faz meditar sobre os perigos a que a democracia está sujeita.

Votos de boa leitura.

Sem comentários: