segunda-feira, 13 de julho de 2015

SINTRA, DA ESTRADA DA PENA AO PALÁCIO...

O mundo tem destas coisas, se o pedestal é alto de mais, a luminosidade e brilho podem ser afectados por ténues nevoeiros que, em baixo, obstipem  a visão da realidade.

Há uns 10 anos, na Estrada da Pena uma placa indicava ser "caminho particular".

Mais tarde, uma placa da Parques de Sintra - Monte da Lua chamava-lhe Calçada e informava tratar-se de um "caminho florestal". Agora já não existe nenhuma placa.



Certamente para melhor encaminhamento e não existirem dúvidas a condutores de todas as espécies de viaturas, a placa que existia sumiu,facilitando os acessos. 

Parece que, sobre a Estrada da Pena - território de Sintra - às vezes haverá dúvidas sobre a pertença: - É do Município ou da empresa que parece ser dona da Serra?

Qualquer que seja o pressuposto, ambas as entidades têm responsabilidades na recuperação do património, pelo que as heranças históricas devem ser bem tratadas.

Na nossa incerteza militante, sem dotes de alvissareiros, apenas podemos mostrar duas realidades que, estamos certos, qualquer elite conhece, com ou sem nevoeiros: 

Frente ao Portão dos Lagos, será esta a conservação merecida? Que respeito?

Também junto ao portão de entrada para o Palácio Nacional da Pena, uma pequena bica, além de seca, apresenta esta imagem a quem aguarda transporte:

Curioso aviso: "ÁGUA NÃO POTÁVEL" sem correr água. O resto deve fazer parte de algum estudo

E o Relógio do Palácio? Celebrará algum momento histórico?

Palácio da Pena...onde as horas e o tempo não passam...está assim há tanto tempo

Obviamente que haverá quem desvalorize estas coisas, se preciso teorizando sobre a riqueza do relógio "estar fora de horas" pois de historias somos mesmo ricos.

Ressalvada a nossa modesta participação, sem convívios fraternos com o poder...que resolve, fica-nos a esperança de que os alertas cheguem a quem se destinam.

Aguardemos pelo resultado...




Sem comentários: