Neste fim-de-semana, em que não se realiza a feira de S. Pedro, deixa-se um convite para visitar - com calma - algumas preciosidades na zona, começando pela Fonte da Sabuga, que pertencia à freguesia de S. Martinho, extinta para vergonha de uns tantos.
Embora já não apresente a beleza da altura em que foi recuperada, a Fonte da Sabuga (1757) merece que a família se sente, bebendo água fresca e cristalina vinda da Serra.
Imagem de 29 de Junho de 2005 (data de reinauguração) . Era Vereadora Guadalupe Gonçalves.
Pormenores ridículos do Poder Local...
Decorria o ano da Graça de 2001, quando resolvemos fotografar as ruínas de um fontanário histórico - Fonte da Charneca - à beira da antiga Estrada de Sintra.
Pelas fotos pode avaliar-se do estado de abandono a que a Fonte da Charneca chegou
Fomos a uma Assembleia Municipal, lamentámos "a falta de consideração pelo bom nome do Senhor Dr. José Diniz de Oliveira"...facto que apanhou de surpresa os presentes. Não sabemos se terão julgado tratar-se de algum novo político ou militante...
Na verdade, tão "desconhecida figura", tinha sido Presidente do Senado de Sintra e no seu mandato mandada construir a Fonte, em honra de D. Maria I e D. Pedro III...
A Fonte (datada de 1781) merece ser apreciada. Localiza-se muito perto do Decathlon de Sintra. Felizmente é guardada por pessoas de uma venda de madeiras e batatas.
A beleza da Fonte da Charneca e a sua cuba, de grandes dimensões, em pedra Lioz
A História aqui lembrada
O Brasão da Rainha D. Maria I
Para quando este Património ser protegido pelo seu valor Municipal?
Outros patrimónios da antiga freguesia de S. Pedro
Para vergonha de alguns, traírem a freguesia de S. Pedro e estarem ao lado da sua extinção, não acabou com a sua história. Parece que agora se colam a ela...
Mostramos mais duas interessantes fontes, uma em Manique de Cima, recuperada e bem bonita por sinal, facto que justifica uma visita à zona rural da freguesia.
Manique de Cima
Na zona rural, ao abandono, temos mais uma fonte, também bem bonita, na Abrunheira:
Abrunheira
Pode passar por esta parte do antigo território de S. Pedro, aproveitar para um excelente almoço no restaurante "O Trilho" e visitar, ainda, o Largo de Santo António.
Se regressar ao burgo de S. Pedro, aproveite e tire umas fotos na Fonte à beira da estrada e junto à Praça D. Fernando II. É sempre motivo de bom gosto.
Esperamos que passe um bom fim-de-semana.
1 comentário:
Nao podemos nunca deixar que se percam os bons valores da nacao os grandes fontanarios sao locais de reuniao e de trabalho para os mais nececesitados. Nunca devemos esquecer o que passou podem ainda voltar a fazer falta.
Enviar um comentário