segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SINTRA: UM GRANDE PLANO DE PORMENOR...SEM MAQUETA?

Continua em Discussão Pública um dos maiores Planos de Pormenor alguma vez apresentados em Sintra, exigindo pormenores mais relevantes para a ponderação equilibrada do que se pretende numa Área tão nobre para Sintra.

Se fingirmos não ver o mamarracho da antena de telecomunicações, temos a bela vista da serra

Estranhamente, quiçá por alinhamento ou curvatura perante o poder - Poder esse que deveria ser mais ajudado do que adulado - ainda não apareceram os campeões na defesa do Plano de De Gröer, certamente por desinteresse na localização.

Ora, o Senhor De Gröer, mesmo com opiniões ou sugestões de 1949 polémicas - mas tão úteis para amedrontar um ou outro autarca e travar o desenvolvimento em Sintra - também fixou uma Zona Rural de Protecção de Sintra, com seus limites esquemáticos.

E, de tal forma isso ainda hoje é reconhecido, que quem pretenda construir uma moradia na Abrunheira logo lhe fixam as regras a obedecer: - "Apenas com rés-do-chão e primeiro andar, e sótão só para arrumos, sem janelas".

Pelo punho do Sr. Étienne De Gröer, a Área do PPAN está dentro da Zona Rural de Protecção de Sintra

A tentativa de destruir uma bela paisagem

Como foi possível que, nesta paisagem, talvez a pretexto de Desenvolvimento ou Postos de trabalho, tenha seguido para Discussão Pública, a construção de 1 edifício com 15 metros, 2 com 12 m, 16 com 9 m, 5 com 7 m e outros, misturando-lhe Habitação? 

Nestas coisa, com património cultural, ambiental e paisagístico a proteger, existirá sempre um mínimo de precaução dos decisores - sob risco de ficarem na história má da cidadania - perante as funestas propostas de meros prestadores de serviços a outrem.

O Plano (PPAN), arrastou-se no tempo por mais de uma década exactamente porque ao chegar o momento da decisão...faltou tinta na caneta de quem o subscreveria.

haverá alguma maqueta do Plano para apreciação?

Até esta data ainda não surgiram quaisquer apoios à Discussão que referissem a disponibilidade de uma Maqueta da Área com as respectivas implantações.

A confirmar-se a sua não existência, estamos perante uma situação pouco habitual, se tivermos em atenção que outros projectos bem mais pequenos a elaboraram. Nela poderiam ser retidas, com mais acuidade, as implicações decorrentes.

Se existe, então que seja anunciada para que se tenha uma ainda maior visão da anormalidade deste PPAN pouco respeitador de uma série de pormenores que deveriam ser tidos em conta pelos responsáveis que o apresentam em primeira linha.

Plano programado para aprovação em Dezembro?

A história dos últimos anos, quando chega o mês de Dezembro, tem apresentado algumas preocupações sobre matéria sujeita a aprovação. A Abrunheira não foge a essas coisas.

Antes que seja tarde, talvez fosse bem avisado que o Presidente da Câmara chame a si o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN) para a reapreciação que parece ser exigível e posterior adequação aos interesses amplos dos sintrenses.

São necessárias soluções para aquele terreno com 70 hectares, mas que respondam a carências das populações e interesses dos investidores, e não só para uma das partes.


1 comentário:

Nuno Agostinho disse...

Foi iniciada uma petição para a não construção de mais um espaço comercial de grande dimensão que como sabe tem muitas falhas...

Caso concorde com o texto da petição ... assine.

https://www.change.org/p/sr-presidente-da-câmara-municipal-de-sintra-exigimos-que-não-seja-permitida-a-construção-da-cidade-da-sonae-em-sintra?share_id=AgyuaneOyW&utm_campaign=share_button_action_box&utm_medium=facebook&utm_source=share_petition#supporters