Antes da abordagem do problema de hoje, vamos mostrar algumas belezas de Sintra, para que os visitantes possam programar belos momentos no nosso concelho.
Serra e Castelo dos Mouros visto das Murtas
Depois das Escadinha do Visconde de Ouguela
Mas o convite não pode ocultar o estado de duas árvores no Centro Histórico, levando a perguntar: - Quem responderá pelos eventuais riscos, em caso de queda?
Árvore de elevado porte assim apoiada...útil para guardar lixo...um ferro cravado para agarrar o quê?
Interior superior da mesma árvore
O "túnel" onde deveria estar a sustentação da árvore
Saída do "Túnel" mais acima
Esta a segunda árvore a 10 metros da primeira
Obviamente que, para quem não é técnico - ainda bem e em Sintra há tantos - o alerta para os perigos da queda de uma ou das duas árvores poderá ser um disparate.
Perante o apodrecimento e aumento do peso da copa, não existirão formas de reforçar a sustentação ou reduzir o peso dos enormes troncos que as árvores exibem?
É que, nestas coisas, é bem melhor prevenir do que correr riscos.
Espera-se que a garantia de segurança das árvores seja devidamente confirmada, eliminando-se a possibilidade de um acidente de razoáveis proporções.
Fica o alerta, defensores e responsáveis devem definir o que compete às partes.
Antes que seja tarde.
2 comentários:
Ainda bem que existe este blog,onde o autor denuncia e chama a atenção daquilo que está menos bem. O caso desta árvore já andou aqui pelo Facebook sem que ninguém tenha (pelo menos que eu desse por isso) demonstrado qualquer intenção ou mesmo preocupação em rever a situação. Mais uma vez obrigado pelo incomodo causado aos inoperantes, ou seja, aqueles que teriam obrigação de ver estas e outras situações, mas, como invisuais que são, preferem enterrar a cabeça na areia.
Bela postagem, achei muito útil. Eu adoro árvores e suas simbologias. Já estou seguindo. Estou pegando emprestado a foto da oliveira de Agrigento para ilustrar meu texto. Achei-a muito bela! Citarei a fonte.
Um abraço!
Enviar um comentário