quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SINTRA: ELEVAR O ELÉCTRICO A PATRIMÓNIO DA UNESCO...

 
Recentemente, viajando no Bernina Express entre St. Moritz e Tirano, com belas paisagens, curvas e chiar de rodas, recordei o nosso belo e mais que centenário eléctrico de Sintra, estremecendo em linhas estreitas, roçando árvores e casario.

O nosso Eléctrico reúne todas as condições - depois do devido suporte - para que possamos ter um segundo património reconhecido pela Unesco. E que grande honra e alegria seria para os sintrenses e para o País.
 
Uma perspectiva da Estação de Sintra que é passível de se reavivar (foto tirada na Exposição que decorre no Palácio Valenças, em Sintra)
 
Sonhamos com o regresso do Eléctrico à Estação (foi prometido e não cumprido...), mesmo até à Vila. Para isso, é preciso o empenho da Câmara Municipal com mecenato de um núcleo de empresas, sempre possível mesmo em tempos de crise.
 
Um exemplo na cidade de Como, em Itália:- O consórcio turístico "Amici di Como", composto por muitas empresas e instituições. Uma organização desse tipo poderia responder à recuperação do trajecto histórico do nosso Eléctrico.
 
 
Uma coisa é certa, o Eléctrico de Sintra, cada vez mais uma referência turística, não pode estar sujeito à forma  entremeada de funcionamento, desajustada da procura feita por turistas que não podem utilizá-lo entre as segunda e quinta feiras.

Por outro lado, até para as populações das zonas por onde ele passa, o eléctrico serviria e seria utilizado para mais frequentes deslocações à Sede do Concelho, já que são servidas por deficientes e caríssimos transportes públicos.

O conjunto das regras de funcionamento, as belas paisagens, o romantismo da viagem, serão um grande suporte para o "Eléctrico de Sintra, Património da Unesco".

Vamos a isto...
 
 
 

Sem comentários: