quarta-feira, 15 de maio de 2013

SINTRA: CASAS "EMBRULHADAS" VÃO A HASTA PÚBLICA…*.

No dia 10 deste mês, o Jornal de Sintra publicou um anúncio assinado por Fernando Roboredo Seara que, estando de Presidente da Câmara Municipal, dá conhecimento de uma hasta pública para a venda de diversos patrimónios municipais.

Em último lugar, constam as casas pombalinas da Volta do Duche, o que indicia a existência de interessados na aquisição das ruínas, provavelmente contando com comparticipações públicas na reconstrução e posteriores (chorudas) mais-valias:

 
 
É curioso que a Câmara de Sintra - dona dos dois imóveis históricos que nos últimos anos se degradaram acentuadamente - na alienação chame especialmente a atenção para o ponto 7. das Condições da Hasta Pública, como parcialmente se reproduz:
 
"(...) sendo que no caso de estarmos perante situações que possam envolver derrocada ou constituam qualquer perigo para pessoas e bens devem os respectivos adquirentes iniciar os procedimentos tendentes à eliminação de tais perigos (...) e o prazo de 5 dias a contar da outorga da respectiva escritura pública(...)". 
 
 
Para a história de Sintra e dos políticos ilusionistas
 
Quando Fernando Seara foi eleito em 2001, criou-se a convicção - por ser desejado e ter-lhe sido manifestado - de que as casas pombalinas seriam recuperadas.
 
O tempo foi passando e, próximo das eleições de 2005, numa provável inspiração ilusionista, os autarcas no poder gastaram um elevado montante para que um artista plástico pintasse diversos painéis, sendo as casas "embrulhadas" nalguns deles.
 
Pode ver-se como enormes painéis esconderam a realidade do local 

Na altura, enfunando as velas da ilusão, foi dito que, nas casas, nasceria um museu dedicado e com obras da escultora, medalhista e artista plástica Dorita Castel-Branco.
 
Nos quatro (4) anos seguintes, o Executivo liderado por Fernando Seara nunca deu sinais de querer recuperar este património, vindo a ocorrer derrocadas e a progressiva destruição dos onerosos painéis, obras de arte a respeitar.
 
Em Março de 2009, a imagem chocante dos painéis e da casa
 
Não se pense que faltava dinheiro para recuperar este património que confiámos à Câmara para que zelasse por ele. Com efeito, desde o início de 2009, ano de eleições, não faltou dinheiro do erário público para eventos e subsídios.
 
Logo em Janeiro de 2009 foi atribuído o "apoio financeiro" de 200.000 euros a um clube. Em Julho era divulgado outro apoio financeiro de 245.000 euros, para requalificação de um campo de futebol.
 
Resumindo, até às eleições de 2009, por alto, tivemos várias maratonas (uma delas da poesia...), mundialitos, atletismo e Gala do Desporto, medalhas para recordar.
 
Imagens que muitos turistas levam de Sintra
 
Como classificar a posterior actuação política dos autarcas que, em 2009, usaram como suporte promocional a promessa de "Dedicação"? Aquelas casas em ruínas, tão bem expostas aos turistas, têm dado de Sintra uma imagem inadmissível.
 
Em Setembro de 2010, apenas um pouco do painel se mantinha no lado direito da foto

Em Novembro de 2011, já "desembrulhadas"

Em Novembro de 2012, este era o espelho da "Dedicação" a Sintra
 
 O anúncio agora publicado, com que o Executivo Camarário talvez pretenda eximir-se ao pouco empenho na defesa das casas pombalinas, não pode corresponder aos desejos de quantos são interessados - somente - na defesa do património sintrense.
 
Fica a grande expectativa de quem irá, visivelmente, adquirir as casas.
 
ANTES DAS ELEIÇÕES DE CERTEZA..."DEDICAÇÃO" À PORTUGUESA.
 
AGUARDEMOS!!!...
 
 
 
Para a história de Sintra:
 
Presidente da Câmara - Dr.Fernando Roboredo Seara
Vice-Presidente - Dr. Marco Almeida
Vereador do Turismo - Dr. Lino Ramos
 
 
* Talvez a Parques de Sintra Monte da Lua as possa salvar.
 
Nota: Sobre estas casas já existe outro artigo:
 
 
 
 

6 comentários:

Antonio Mathiotte disse...

Aqui vai um "contra". Quais casas pombalinas??? Barracas pombalinas, é o que parecem... Lá por ser velho não quer dizer que seja antigo e "clássico" Reparar aquilo é deitar dinheiro à rua.

Fernando Castelo disse...

Estimado António,
Um destes dias irei dar-lhe mais alguns elementos.
Realmente as casas hoje são ruínas, mas há 8 anos nem tanto assim.
De qualquer forma, é um património que a Câmara deveria recuperar, nem que fosse de raiz e ficaria com um patrimonio próprio e enriquecido.
Talvez a Câmara, a um eventual comprador, acabe por pagar quase o valor da reconstrução a título de obras no centro histórico.
Recorde-se da história de uma figurinha pública...
De qualquer forma fica a expectativa de quem será o candidato à compra e depois vá acompanhando...
Cumprimentos e grato pela sua visita.

Mário Galveias disse...

Ao ler o que um tal sr.Mathiotte disse talvez goste mais do quanto pior melhor ou é adepto dos culpados,esses que gastam dinheiro em relvas para não ficarem amarelas. Só filósofo diria que ser velho não é antigo e direi que não é por usar bengala que um homem é coxo,ou por deixar de falar que é mudo.

Fernando Castelo disse...

Estimado Mario,
Registo a sua opiniao tanto mais que o local é no coracao de Sintra, o que recomendaria uma maior cautela.
Talvez alguem faca chegar o anuncio a Parques de Sintra e ao Dr. Antonio Lamas que tem feito mais por Sintra que os 12 anos dos mesmos.
Obrigado pelo seu comentario.

Anónimo disse...

É velho... deita-se a baixo???
A estupidez não tem limites!
Realmente o Governo está bem para muita gente.
Mentalidade de hipermercado, sem um mínimo de sensibilidade, de noção do que é Sintra, o que é ter uma história, de ter encanto e preservar aquilo que nos deu uma identidade única.
Já tanta monstruosidade se fez nesta terra (Tivoli e afins) é altura de ainda preservar alguma coisa que resta.

Fernando Castelo disse...

Caro ANONIMO,
Peco desculpa de so hoje ter publicado a sua mensagem mas tenho tido dificuldades de comunicacao.
Um abraco