segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SINTRA...A BELA, E O "MONSTRO" CINTADO...

Pessoa amiga sugeria que, faltando louvores à iluminante peça surgida quase em frente aos Paços do Concelho, o Senhor Presidente da Câmara – mais dia, menos dia – mandará removê-la. Seria uma medida cautelar para que a passagem de Fernando Seara por Sintra não fique assinalada com um negro candeeiro.

Poderia ter sido um candeeiro bonito, elegante, a condizer com as exigências sintrenses, mas grande e negro…que tristeza. Fosse como este e quem não gostaria?

 Mormon Square, Salt Lake City, USA 

Será pois uma sorte para Sintra acabar com o pesadelo daquele monstro negro, com tamanho despropositado para o lugar, com alma interna de espião e cordas vocais atingidas por qualquer vírus que nem uma fífia musical lhe permite. 

Não basta referir o desajuste da localização ao candeeiro. Damos como exemplo locais onde peças parecidas foram correctamente colocadas em espaços estudados, embelezando-os. Nenhum deles com licenciatura para vigilância.

Portão de entrada do Palácio Presidencial - Bucareste, RO

Frente ao Capitol, Estado Utah, USA

Parque em Salt Lake City, USA

Mistério que se mantém: comprado ou oferecido?

Equipado para ser espião, o candeeiro é confuso: para se realizar precisa de energia eléctrica nas horas em que a rede pública está desligada; os botões para accionar música ou emitir SOS foram tapados com uma disfarçada cinta negra.

Perguntava-se quanto tinha custado à Câmara Municipal (aos contribuintes, claro) tão elaborada peça? A resposta eliminava custos.

Ao credível TudoSobreSintra (aqui, p.f.) uma fonte do gabinete de comunicação da Câmara assegurou que “o poste foi oferecido (…)".

Apesar das ofertas obrigarem a prévia aceitação em reuniões de Câmara deliberativas, até hoje – salvo algum grande lapso da minha visão – nada consta das Deliberações tomadas nas últimas Sessões.

A ter sido oferecido, mas não aceite ainda, como é possível já estar instalado?

Para descansarmos, é urgente que surja um rápido e completo esclarecimento.

Talvez antes de ser desmontado…




Sem comentários: