quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SINTRA: AUTO-CARAVANISMO E DELIBERAÇÕES MUNICIPAIS

As proporções assumidas com a prática de auto-caravanismo no centro da Vila de Sintra, pelo que conheço, é um desrespeito único nas Vilas e Cidades incluídas em Patrimónios da Unesco. A Unesco deve ser avisada.

Não basta os auto-caravanistas passarem a palavra, uns a outros, de que em Sintra se pode fazer tudo. Agora, são os campistas a chegar, sacos, mantas ou colchões, tudo pronto para dormirem na Volta do Duche e redondezas.

As imagens são desta manhã, quando – pela certa – tinham desistido de ver o céu estrelado, que há dias alguém comentava ser uma felicidade extrema.

No parque de estacionamento. Pequeno-almoço

No caminho para o Museu Anjos Teixeira

Como se deixa o pequeno crocodilo crescer, um dia Sintra será comida pelo desprestígio que esta “evolução” turística representa, facto que poderá ser indiferente a autarcas passeantes por estas terras, ansiosos por um destino final que não omitem perseguir.

Grave é existir Regulamentação aplicável que não deve ser para respeitar. Terá de lamentar-se o tempo ocupado pelos Senhores Deputados Municipais no estudo e ajuste de diplomas…que vão para onde?

O Senhor Presidente da Câmara e o seu Vice-Presidente – pelo menos – devem conhecer os Regulamentos de Acampamentos Ocasionais (aprovado pela AMS em 8.2.2008) e de Trânsito e Estacionamento do Município de Sintra (AMS 23.11.2011) em vigor desde 12.1.2012.

O primeiro, estabelece as regras de acampamentos ocasionais, envolvendo caravanas, auto-caravanas, tendas e lonas.

O segundo (art.º 8º, ponto 9) determina: “A circulação de auto-caravanas no município de Sintra é livre (…) sendo o seu parqueamento fora dos parques de campismo e caravanismo, condicionado a áreas específicas devidamente delimitadas, nos termos de deliberação da Câmara Municipal de Sintra”.

QUE DELIBERAÇÃO?

No Regulamento de Trânsito, o art.º 30º – Classes de Veículos – é inequívoco: “Podem estacionar na zona de estacionamento de duração limitada, devendo respeitar os espaços (…): “ a) Os veículos automóveis ligeiros, com excepção de auto-caravanas; (sublinhados meus).

Noite bem passada na Volta do Duche. De dia lá continuaram...

Estaciona-se onde não se pode, dorme-se onde calha, tudo indiciando a incapacidade autárquica para deliberar ou actuar em conformidade.

O que se passa começa a ter contornos demasiado graves para nos calarmos.

Até quando?

Sintra não merecia isto.


3 comentários:

José Ricardo Pires disse...

Mais uma vez o Sr continua a não querer entender. As autocaravanas são veículos automóveis cuja circulação é regida pelo Código da Estrada. As Câmaras têm legitimidade para regular o trânsito mas até ao limite imposto pela Constituição, isto é, não discriminando sem razão válida.Estacionamento não é acampamento ocasional, englobar um no outro é abusivo e discriminar é anticonstitucional! Os seus exemplos são infelizes já que a dormida no colchão e o pic-nic dos automobilistas nada tem a ver com autocaravanismo. José Ricardo Pires Tm 934143666

Carlos Rosado disse...

O Sr. desculpe mas não costumo comentar,noto que o Sr. insiste numa coisa que está certa penso eu.Caravanas sim mas com regras e uma coisa é ter boas caravanas e falarem em rios de dinheiro com custos mas depois quando o Sr. fala em sítios próprios ninguém gosta.Gastam tanto dinheiro mas não querem parques com tudo,então gostam do selvagem.

Fernando Castelo disse...

A ver se nos entendemos. As Câmaras têm legitimidade para fixar os seus regulamentos sobre estacionamentos, competindo às autoridades existentes a verificação do respeito pelo decidido.

De outra forma, cada um faria o que muito bem lhe apetecesse, e tudo na paz do Senhor.

A Câmara de Sintra não proibe a circulação. Condiciona os locais para permanências por certo tipologia de veículos.

Para terminar este debate, notarei que o quadro que se está a criar junto ao Centro Histórico é uma vergonha, sabendo-se que alguns autocaravanistas são responsáveis e outros nem tanto (tenho piores fotos).

De qualquer forma, apesar de ser sempre essa a ênfase das minhas intervenções (agradeço desde já a Carlos Rosado por ter dado uma idéia) ainda não vi por aqui qualquer comentário onde se desenvolvesse um movimento PARA EXIGIR A EXISTÊNCIA DE PARQUES DEVIDAMENTE MONTADOS E COM ESTRUTURAS PARA O CARAVANISMO LIVRE MAS ENQUADRADO. Realmente, como sabem, isso também tem custos mas, sem eles, cada um vai para onde quer e por lá estaciona. Se este princípio não é selvagem, dêem-lhe outro nome. Claro que é gratuito, mas caramba, não se justificará que - ao menos - se tenha segurança?

Por fim, perguntaria se o que fazem junto ao Centro Histórico de Sintra conseguiriam fazer noutras paragens, em Portugal ou no Estrangeiro? Pelo menos lá fora experimentem e vejam os resultados.

Com consideração,