terça-feira, 7 de agosto de 2012

SINTRA: JARDIM DA ABRUNHEIRA, VITÓRIA DOS HABITANTES

NO passado dia 2, segundo notícias, foi inaugurado um jardim na Abrunheira, chamado "Jardim do Forno", com a presença feliz de muitos que, ao longo do anos, poucos sinais deram de interesse na construção dessa necessária estrutura.

Foto do jardim do Forno (ainda se lê "preto no branco" na empena do prédio)

Neste blogue, em 9 de Abril de 2011 (por favor, releia aqui) resumiu-se a história do terreno que, cedido à Câmara Municipal de Sintra em 7 de Maio de 1991 alegadamente para a construção de uma escola primária, se manteve abandonado 20 anos!!!

Dois pormenores curiosos: - 1) O espaço (3220 m2) não se ajustava a uma "escola primária". 2) Nos prédios adjacentes (construídos pelos cedentes do terreno), as empenas poderiam ter varandas, mas parecem mais aptas para novas construções.

Gastos com dois Projectos

O Jardim agora construído obedece a um novo projecto, substituindo o que foi feito pelo Departamento de Obras Municipais em 2001 (há 11 anos). Custos duplicados, para um mesmo fim, provavelmente por razões de planeamento.

Vitória dos habitantes! Exigiram aquilo a que tinham direito!

Com o terreno abandonado há mais de 16 anos, em 27 de Maio de 2007 (portanto há mais de cinco anos...) foi entregue à Câmara uma Petição assinada por mais de 200 habitantes onde se pedia um destino social ou cultural para o terreno. Sem resposta.

Em 10.4.2008 (há quatro anos), quando era Vereador da Cultura o Dr. Luís Patrício, escreveu-se e sugeriu-se ao Senhor Presidente da Câmara que o espaço fosse aproveitado em "conjunto com ofertas culturais, nomeadamente uma biblioteca pública e espaços de leitura".  Sugestões que não foram satisfeitas.

O Jardim agora construído constitui uma vitória dos habitantes que nunca abdicaram de ter um espaço seu, devidamente adaptado ao usufruto colectivo, em vez de ser uma zona degradada e, por vezes, perigosa na perspectiva da sanidade pública.

Mesmo não envolvendo uma oferta cultural relevante (a cultura é sempre cara...) se os habitantes não exigissem nada teria sido feito e talvez o terreno estivesse a caminho da devolução aos cedentes...permitindo a eventual continuação da construção. 

A todos os habitantes que lutaram a minha sincera saudação.

Valeu a pena lutar.


O dito site camarário, divulgador dos feitos do Executivo, sem espaço para a Oposição, a propósito desta obra informa: "Trata-se de um terreno com uma área aproximada de 7500m2...". Mais do dobro...quem terá sido o informador?






Sem comentários: