segunda-feira, 12 de março de 2012

NA MESMA SINTRA...O JOGO DAS FANTASIAS

Sendo bonito falar-se de qualidade turística em Sintra, aqui apresentamos algumas imagens de hoje, para as quais, políticos distraídos ou sem tempo para meditação, se deveriam debruçar. Falar por falar é que não.

Na Volta do Duche, uma magnólia desafiava quantas pessoas passavam no local, como que a centralizar na sua beleza a atenção dos passeantes.


Em baixo, cada vez mais degradadas, as casas que, em vésperas de eleições, foram "embrulhadas" por painéis encomendados a um prestigiado artista plástico. Também fomos bem embrulhados.


Mais acima, em S. Pedro, a Quinta de Santa Theresa (que já deveria ter dado lugar a um Hotel de Charme) exibe, quase sobre ruínas, um pinheiro que, talvez pelo acesso difícil, não serviu para decoração nos últimos Natais.


Três exemplos da dedicação a Sintra e respeito pela imagem turística.


2 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Castelo,

Sintra tem que lhe agradecer o seu olhar atento e fiscalizador por tudo o que tem beleza natural.
Estou a pensar na magnolia. Afinal o que lhe aconteceu?
Anonimo

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,
A magnólia lá estava bela.Mas Sintra não é só o que a natureza nos oferece. Precisa que não existam visões deformantes e oportunistas, isto é, os responsáveis pela gestão do território sintrense não nos deveriam iludir como fizeram ao embrulhar as casas pombalinas. Igualmente, o abandono a que tem sido votada a Quinta de Santa Thereza à espera de um licencimento para hotel, só redunda em prejuízos imensos para a nossa vida económica, já que seria uma importante oferta turística.
Em tese, só a mãe-natureza, simbolizada pela magnólia, é genuinamente cartaz turístico, porque a vi ser fotografada por muitos visitantes.
Um abraço,

Nota: A nossa grande sorte é que até as ervas daninhas são verdes e cobrem o nosso território, disfarçando o abandono. Se fossem encarnadas veríamos a extensão do abandono.