quinta-feira, 10 de novembro de 2011

AUTARQUIAS: TRABALHADORES É QUE PAGAM AS DÍVIDAS…

A fórmula já era conhecida mas pouco divulgada e muito menos explorada pelos meios de comunicação: - os subsídios a retirar aos trabalhadores das autarquias reverterão a favor da respectiva câmara, para amortização das dívidas.

Ao jeito de quem governa mal, foi fácil converter em devedores os que trabalham e produzem, quando se esperaria que fossem os senhores autarcas a responder.

Dos autarcas, nem com binóculos se notam cortes nas "gorduras" da chusma de assessores, administradores, avençados e serviçais com chorudas recompensas.

Os mesmo autarcas que, enquanto recorriam ao crédito, promoviam Galas, Maratonas, Grandes Prémios, Medalhas à medida, Balizas e Dias disto e daquilo, sem rebuço por endividarem munícipes e a sociedade em geral.

Foram milhões sem visibilidade na comunidade. Protocolos, Subsídios (até para gestão corrente), relvados, iluminações ou árvores de Natal exuberantes.

Agora zás…os trabalhadores do quadro das autarquias, com um golpe-de-mão governamental a que os autarcas não terão sido alheios, passaram a ser, concomitantemente, vítimas e pagadores das benesses praticadas.

Em vez de receberem os subsídios a que têm direito, os trabalhadores serão espoliados da sua remuneração para amortizar dívidas de que nunca beneficiaram.

Por ironia, com este vergonhoso desvio, as autarquias ficarão com mais dinheiro disponível para esbanjamentos, clientelismos e novos eleitoralismos.

Às pinguinhas, hoje na Administração Local, amanhã nos Hospitais ou Escolas, as bem urdidas teias irão delapidar os magros rendimentos de quem trabalha.

 A este propósito, é sempre bom recordar o poema de Bertolt Brecht:

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez de alguns padres,
Mas como nunca fui religioso,
Também não liguei.

Agora levaram-me a mim,
E quando percebi,
Já era tarde.

Com esta casta de políticos, se não estivermos alerta para onde iremos?


3 comentários:

António disse...

Olha, está bem visto sim senhor, então assim as autarquias passam a funcionar com accionistas, que neste caso passam a ser os seus funcionários. Os Srs. gestores divertem-se, gastam a seu belo prazer e desmedidamente, quando já não à mais, entram os accionistas, que voluntariamente são obrigados a deixar meter a mão no bolso, para logo começar tudo de novo outra vez.
Está na altura dos accionistas começarem a abrir a pestana.
O poema é bem elucidativo, só é mesmo necessário é saber ler.

Anónimo disse...

Eu não quer o que o tempo volte para trás,mas o certo é que tudo está a ser mal governado,e nós funcionários não podemos pagar a má governação dos n/políticos, com os n/vencimentos que a maioria dos funcionários recebe 485,00 ,outros há que recebe3m entre os 600,00 e os 800,00,os que tem por exemplo 30 e alguns anos de3 função publica recebem à volta de 1.ooo,oo, só os tecnicos e cs chefes recebem, entre 1.ooo e 1.5oo, isto tudo para lhes dizer que estamos a receber muito mal,portanto quando os nosso politicos falam ,que nós temos de pagar a crise esquecem-se,de falar,neles e suas mordomias, nos juizes, vencimentos , subsidios de renda de casa,professores, deputados da Assembleia da Repúlica,e etc.
Voltando ainda às Autarquias ,que continuam a relvar rotundas,canteiros e outros espaços,que por ventura, ainda não fizeram contas ao dinheiro do povo que gastam ,nas regas e sua manutenção,por isso os nossos recibos da água cada vez aumentam mais, assim como a iluminação pública,ligam e desligam sempre à mesma hora, pois no final do mês, os n/recibos lá vêm com outra taxa e nós pagamos,quando leio nos jornais ,abertura de concursos para as autarquias,será para criar postos de trabalho novos ou para legalizar os que já lá estão. Por favor não enganem nem criem ilusão naqueles que procuram trabalho,e andam a correr de um lado para o outro em vão muitas vezes sem ter posses para tratar da documentação Exigida.

Amadeu disse...

Depois de ter lido os dois comentários, e ao saber hoje pela impressa, que mais uns quantos políticos da nossa praça, tinha requerido o subsídio de subvenção, só um foi rejeitado, porque não obedecia ás normas legais , não à duvida que quem faz as leis não as desfaz em tempo de crise, por isso a crise é sempre o zé que paga!!!.