sexta-feira, 8 de abril de 2011

PARECE VERDADE, MAS SERÁ MENTIRA?

Acabo de ler, atentamente, o Blogue "Viver Sintra", um espaço pessoal da responsabilidade do Dr. Marco Almeida, que não deixará - por isso - de ser Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Sentem-se as preocupações que manifesta com as "dificuldades em responder, com os recursos que existem, ao fenómeno que esmaga o desenvolvimento saudável das crianças sinalizadas" (destaques da minha responsabilidade). 

Depois, a propósito dos investimentos de que o concelho precisa, cita a "trágica relação deste município com os órgãos da administração central" (destaque da minha responsabilidade).


Tais e tantas preocupações entendem-se, mas a sensibilidade do Executivo camarário converge a propósito dos Relatórios das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra?

É que, segundo consta, a EDP por algumas anomalias (a que chama "incidentes de facturação") terá cobrado a mais - entre 2007 e 2010 - a módica quantia de 781.301,48€ os quais, acrescidos dos juros, justificaram a devolução à CMS de 843.901,51€.

Não importará, agora e aqui, apurar se os serviços da Câmara se limitam a pagar o que é reclamado ou se não há hipóteses de controlo das facturas apresentadas.

Importa recuperar o texto do Dr. Marco Almeida, porque algo parece distorcer-se quando a sede das preocupações se transfere para o Executivo camarário.

Segundo fonte fidedigna, esses 843.901,51 euros que entraram nos cofres da CMS assim de sopetão, têm já uma proposta de saída: 300.000,00 euros para "Projectos na Área Desportiva" e 543.901,51 euros para "Resíduos Sólidos Urbanos (Tratolixo)".

Com tantas dificuldades para responder no campo social e cultural, esta pode ser um saída demasiado ligeira, embora ajude a galvanizar as massas.

Que "Projectos na Área Desportiva" estavam comprometidos? Ou quais os Projectados desde Março até agora, quando estamos em época eleitoral? Os tais mistérios de Sintra...

Parecendo verdade, o dinheiro não chega a aquecer. Ou será mentira?

Fernando Castelo

1 comentário:

Nuno Barros disse...

Pelos vistos, o Dr. Marco Almeida tem (felizmente) uma visão dos problemas sociais do Concelho diferente do restante executivo da Câmara Municipal de Sintra.
Para o executivo é mais importante atribuir as verbas facturadas indevidamente pela EDP a associações desportivas e à Tratolixo do que às pessoas que sentem na pele as dificuldades do dia-a-dia, nomeadamente a fome, tantas vezes encoberta pela vergonha.
Eu sei que me repito, mas aqui está mais um caso da Dedicação Total do executivo da Câmara de Sintra (liderado pela Coligação Mais Sintra).
Sr. Castelo, o dinheiro aquece, mas não os cofres da Câmara ou o estômago dos que necessitam, apenas aquece os bolsos de alguns...