sábado, 9 de abril de 2011

PRETO NO BRANCO
20 ANOS, É MUITO TEMPO!!!

A população da Abrunheira, aldeia que faz parte da Vila de Sintra, tem fortes razões para estar desiludida com os autarcas dos últimos mandatos.

Apesar do aumento populacional, nota-se pouco empenho da Câmara e Junta de Freguesia para melhorar a qualidade de vida dos cerca de 7000 habitantes permanentes.

É na Abrunheira que existe o maior núcleo empresarial da freguesia de S. Pedro, gerando elevadas receitas para o município, sem que sejam reinvestidos localmente.

Por vezes o pouco que é feito até contraria sugestões de residentes, acabando por sê-lo com vícios estruturais, como sucedeu com a entrada junto à EN 249-4 que, apesar dos muitos milhares de euros gastos, piorou a circulação auto.

Hoje, conta-se a história de um terreno abandonado há quase 20 anos!!!



Com 3220 metros quadrados, foi cedido à Câmara Municipal de Sintra em 7 de Maio de 1991, pelo Alvará de Loteamento 17/91 e destinava-se a uma escola primária.

 
Dez anos depois (eleições de 2001) dois cartazes do Departamento de Obras Municipais, anunciavam um “Jardim Público". Faltavam pequenos pormenores. Esperou-se…e NADA!!!

Quando das “Presidências Abertas”, em 19 de Dezembro de 2002, Fernando Seara esteve no local, escutando várias sugestões. Até disse ter indicações de que o Quartel da GNR iria avançar no 2º. semestre  de 2003, “para estar pronto em finais de 2005”. Até hoje…NADA!!!

Em 2007, depois de 16 anos sem solução, mais de 200 residentes subscreveram uma Exposição ao Senhor Presidente da Câmara, que foi entregue em 27 de Maio. Pedia-se um destino social ou cultural para o terreno...mas NADA!!!

Face a tão estranho silêncio, como se aproxima o prazo de 20 anos sobre a cedência, escrevi ao Sr. Presidente (10.4.2008) sugerindo o aproveitamento do espaço em "conjunto com ofertas culturais, nomeadamente uma biblioteca pública e espaços de leitura".

Sugeri a utilização de estruturas tubulares,  por se saber que são mais económicas. NADA de respostas, uma terrível contradição para quem tanto fala de cultura.

Que razões estarão por detrás do destino deste terreno? Ao ver as empenas dos prédios (eram do mesmo alvará) viradas para a área cedida, até se receia que outros prédios se lhes venham a juntar.

Passados 20 anos, algum mistério existe para o terreno estar abandonado.

A população da Abrunheira, sem um jardim público ou uma biblioteca, sem espaços de convívio comunitário onde jovens e mais idosos possam ter momentos de partilha, não merece o alheamento a que os autarcas a votam. Antes das eleições é vê-los!!!

Até quando se manterá a indiferença para com os habitantes da Abrunheira?

Fernando Castelo

3 comentários:

Nuno Barros disse...

É mais um caso em que fica demonstrada a "Dedicação Total" da Coligação Mais Sintra (tanto no executivo da Câmara como no da Junta) à população do Concelho e em particular à população da Abrunheira.
Mas a culpa é da população, elegeram a Coligação Mais Sintra, agora têm mais uma demonstração do que estes senhores NÃO são capazes de fazer.
Prometer é fácil, cumprir as promessas é que já é mais difícil...

Madalena Varela disse...

Provavelmente, o terreno terá petróleo e vai ser a abertura deste poço que vai tirar Portugal da crise económica em que se encontra...Será?

António disse...

É verdade que estes assuntos já foram por várias vezes denunciadas,
também é verdade que por causa desses cartazes a anunciar a construção de um jardim, até criou algum mau estar, que alguém muito zangado mandou retirar e limpar o terreno. (Está na altura de nova atitude).
Então o que temos hoje novo? O terreno sujo e abandonado e, a falta das placas a anunciar o tal jardim virtual. Palavras? Mais para quê? Afinal o que temos por aqui é muito mais do mesmo, já estamos habituados.