segunda-feira, 4 de julho de 2022

EUA - DE 4 DE JULHO DE 1776 À GRANDEZA DOS NOSSOS DIAS

 "todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida, liberdade e busca da felicidade"

Um dia a celebrar

A frase consta da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, declarada em em 4 de Julho de 1776, na Pennsylvania State House, em Philadélfia.

No pequeno edifício, hoje denominado Independence Hall, nasceu um grande País

Nesta Sala (ainda se veem objetos dos Congressistas) foi ratificada a Independência

Extenso e poderoso País

Com 50 Estados, tão diversos culturalmente, os Estados Unidos são tão poderosos em várias vertentes que é difícil fixar outro padrão comum que não seja patriotismo.

De Seattle, no extremo do Estado de Washington bem junto ao Canadá, temos tantos exemplos de como um povo se respeita, que ficamos a meditar.


Vimos um dia uma pessoa com saco azul na mão à espera de autocarro. Entrou, não tinha dinheiro para pagar o bilhete e o motorista disse-lhe "bom dia" e seguiu. 

No maior museu de aviação do mundo, um carro lunar

No outro extremo, San Diego é a mais pura cultura latino-americana, pessoas que riem e cantam nas ruas, souvenirs e restaurantes que "falam" mexicano.

San Diego, junto ao porto de mar

Na Califórnia, San Francisco a mais de 2.000 quilómetros de Denver tem o cheiro do mar e a maravilhosa Ponte que nos faz recordar a nosso Ponte 25 de Abril. 


Em Leavenworth, no Estado de Washington, encontramos a cultura e costumes Bávaros, tão de agrado aos residentes locais e cordialidade para quem os visita.


Em Wallace, no Estado de Idaho, visitamos uma impressionantes mina de prata.


Em Nova Iorque, no Estado do mesmo nome, tanto poderemos ver maravilhas no Museu de História Natural...como a liberdade na Times Square.



Toda esta diversidade fazem uma comunidade, um País tão diferente, povos de quase todas as partes do mundo que nele buscam uma vida mais próspera. 

Há problemas? Evidentemente. Mas se tivermos em conta a imensidão do País e os acontecimentos que fazem sofrer, comparemo-los na devida proporção.

Por outro lado, a sociedade americana, com seus defeitos é certo, assente numa filosofia de prática, onde as grandes questões não se arrastam nem fogem à justiça.  

Hoje ao comorarem-se os 247 anos da sua Existência, não podemos omitir o que representa de ambições para muitos milhões de cidadãos deste planeta. 


Sem comentários: