segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

SINTRA: JÁ QUE TUDO FICOU BEM...ENTÃO TUKSIMETROS

"O Município tem, assim, um papel fundamental na gestão do tráfego rodoviário,
podendo tomar medidas que favoreçam as deslocações em transportes públicos
coletivos e em veículos não motorizados, em detrimento da utilização do automóvel
particular ou de outros veículos a motor." (Utente de viatura topo de gama)

"Em Sintra, para Basílio Horta, a mobilidade interna é a "primeira prioridade", onde "o transporte está todo vocacionado para Lisboa e não para dentro do próprio concelho", contestou. O candidato admitiu criar uma empresa municipal para garantir que "há mobilidade dentro do concelho". (DN 30.8.2013)

"Uma fagulha dos Tuk-Tuk incendeia a Serra e depois ninguém é responsável" (SicNotícias 31.5.2019)

Exaltação versus bonança

Lembramo-nos daquele momento de exaltação entre Basílio Horta e alguns operadores de tuk-tuk devido à interdição de trânsito no perímetro da Serra de Sintra.

Sua Excelência, utente de viatura conduzida por trabalhador camarário, mostrou-se pouco conhecedor de motores, justificando a medida com inacreditável "fagulha".

De então para cá, passados quase três anos (foi em 31.5.2019) parece que os vários ditos apenas serviram de aperitivo para um repasto de palavreado conjuntural.

Com efeito, ao que nos apercebemos, os tuk-tuk passaram a ser a melhor forma de acesso a zonas de Sintra, graças ao falhanço dos transportes públicos.

Vemo-los, assim - sem "fagulhas" pelo ar - nos acessos à Serra, abordando pessoas pela Volta do Duche, estacionados no Centro Histórico e outros locais. 

Pode dizer-se, para o curriculum de "êxitos" de Sua Excelência, que em Sintra temos feito forte concorrência turística a países como Malásia, Vietname ou Tailândia.   

A vitória dos tuk-tuks

Inequivocamente, a vitória dos tuk-tuk (que não discutimos) deveria ser meditada por Sua Excelência, pela concorrência com táxis e fixação de regras de segurança.

O reconhecido empenho de Sua Excelência em receitas, criando estacionamentos pagos e restrições com pilaretes, não o terá levado a pensar em Tuksímetros?

Transporte escolar

Custo + quilómetros efetuados + tempo de espera

Com mais uma ou outra medida adequada (até mesmo imposta) Sua Excelência teria resolvido um conjunto de problemas de transporte público. 

Ah! É verdade, com cintos de segurança eficazes, até os utentes agradeceriam a viagem rotineira e, sabe-se lá, agradeceriam humildemente a Sua Excelência.

Eliminado que estará o risco de fagulhas, Sua Excelência e os mais nobres seguidores teriam mais uma razão para brilhar nesta Europa do Século XXI.

Pela nossa parte, modestos munícipes, a mais não seremos obrigados. 



Sem comentários: