SAUDAÇÃO
Neste dia que se convencionou ser dedicado à Mulher, vamos celebrar com uma das suas mais antigas figuras, em argila do Nilo, uma idosa com mais de 4 mil anos.
Vi-mo-la no Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque, ficando deslumbrados pela obra plástica, egípcia, que está datada entre 3450 e 3200 antes de Cristo.
É uma peça da cultura Naqada II, quando se deram os primeiros passos de estrutura social nesta cidade-estado situada na margem do rio Nilo.
Dá para pensarmos como seria a vida das Mulheres nesse tempo. A fidelidade nas suas paixões, o apego aos filhos, se existiam partilhas na vida e nos sentimentos.
Naquela época, o Alto Egipto tinha estruturas e costumes bem definidos, com Palácios, Reis e Povo. Cosméticos corporais e faciais faziam parte da vida das Mulheres.
Foi nesta época que, saindo do período neolítico, o Egipto desenvolveu as Artes e construiu as grandes Pirâmides que ainda hoje podemos apreciar.
Hoje, em que o Facebook algumas vezes se torna na felicidade virtual, celebrar o Dia Internacional da Mulher é respeitar os valores da vida, dos sentimentos e afectos.
O Dia Internacional da Mulher é um dia de partilha comum a Mulheres e Homens, de luta pelos direitos iguais e de fraternos e leais desejos de uma sociedade mais justa.
Que os abraços substituam as teclas. Que sorrisos substituam lágrimas. Que a ternura entre nos seus corações, sem abdicarem da verdade e de todos os seus direitos.
Que vivam a confiança do azul e o optimismo e esperança do amarelo.
Bom Dia Internacional da Mulher, são os nossos Votos.
Sem comentários:
Enviar um comentário