quinta-feira, 19 de junho de 2014

SINTRA: PEDONAL DA ESTEFÂNIA, "ESPINHO" DISFARÇADO...

É simples, tivessem alguns automobilistas o espaço oficialmente aberto para as suas passagens e a pedonal da Heliodoro Salgado seria o mais prazenteiro dos locais.

Assim, pedonal, associando certos condutores à ingrata imagem de má formação cívica, aqueles 100 metros dedicados aos peões são um terrível e doloroso espinho.


Uma incómoda (para alguns) rua pedonal

Uma "chocante" imagem de 2004: nem carros nem os monstruosos contentores ao fundo

Neste contexto, compreendem-se - sempre que surgem - as invectivas contra a pedonal. A pedonal é o mal dos males. Os peões emperram a vida dos automobilistas... 

Temos um projecto sobre estacionamento? Ao de leve meta-se a pedonal...ao menos que passassem uns carritos não importa em que sentido, mas passassem.

Esta a nossa terrível contradição: - Somos capazes de aludir ao que se faz lá fora (não diremos onde para evitar comparações, reservadas a especialistas com gabarito) e cá dentro a incapacidade de respeitar peões é manifesta e insistente.

Pedonal...de...peões na Heliodoro Salgado: Um Projecto Cultural

Julga-se que, enquanto projecto discutido e aprovado, nada existirá para implementar. No entanto, é de admitir que na Câmara Municipal existam intenções para - integradas no Quarteirão das Artes - dar nova vida à atacada pedonal...dos peões.

Rua pedonal em Christchurch, onde só o eléctrico e...peões...passam


Istambul, eléctrico turístico numa pedonal com vários quilómetros

Não sendo possível - por agora - que o único veículo a circular na pedonal seja o Eléctrico de Sintra, outras soluções serão encontradas para - associando a cultura - dinamizar a vida local, assim se ajustem o comércio e os serviços.

Roménia, Brasov, exposição de pinturas na via pública

Outro exemplo de como se pode aumentar a partilha dos espaços relaciona-se com o aumento de esplanadas onde pessoas - salienta-se pessoas - poderão conviver e relacionar-se, como se verifica nas grandes cidades europeias.

Munique, Theatinerstrasse, uma pedonal no centro da cidade

Perante os casos citados, e sua diversidade, a persistente contestação a um espaço - por sinal único - dedicado a peões, deveria merecer uma equilibrada ponderação, tendo em conta que estamos perante um direito inequívoco dos cidadãos.

Até na antiga Pompeia, antes dos fragmentos vulcânicos do Vesúvio a soterrarem no dia 25 de Agosto do ano 79 da nossa era, havia ruas fechadas (com pesados obstáculos) para que não passassem veículos de rodas e fossem livres de tráfego. 

Aguardemos, então, os passos que a Câmara Municipal irá dar para que a pedonal da Heliodoro Salgado seja mais partilhada como local de encontros e vida própria.

Concluindo, seria impensável noutras latitudes que alguém contestasse uma zona de peões, muito menos usando argumentos artificiais como forma de pressão.

Sintra tem destas particularidades...



4 comentários:

António disse...

A pedonal da Ave. Heliodoro Salgado em Sintra faz todo o sentido existir sem veículos a passear de um lado para o outro, só é preciso é ter o devido acompanhamento pelas autoridades responsáveis, (se é que existe). Não podem fazer daquilo o que vamos assistindo diariamente, é vergonhoso ver os pavões da aristocracia de Sintra, como se fossem donos da artéria e a desrespeitarem a sinalização implantada em ambos os lados, se a sinalização está lá é para todos cumprirem, porque o código da estrada é só um, deve ser cumprido escrupulosamente, doa a quem doer. A CMS tem a sua própria Policia Municipal que não pode ser nem frouxa, nem conivente, nem distraída com a situação, a GNR claro, não mete lá os pés porque estão lá os outros e aquilo assim é um regabofe. É urgente fazer cumprir a sinalização colocada no local. É pedonal é pedonal.

Fernando Castelo disse...

Muito obrigado, caro António, pelas suas palavras que reflectem o que a grande maioria dos sintrenses sentem sobre a pedonal. Cumprimentos e volte sempre.

Caminhando por Sintra disse...

Infelizmente até carros ao serviço da autarquia (smas) utilizam esta artéria para fugir ao trânsito da Portela... Já contactei diversas vezes a CMS no sentido de alertar a policia municipal para esta situação mas tudo continua na mesma, os peões ficam sempre em último lugar...
Cumprimentos, Miguel.

Fernando Castelo disse...

É verdade caro Miguel, tem toda a razão e, talvez por essa indiferença, seja possível encontrar quem a aproveite para colocar em causa um espaço dos peões. É um assunto que não pode deixar de se manter actual, ou seja, é um espaço para peões que, por eles - e para eles - deve ser aproveitado. Obrigado pelas sua palavras, Um abraço