Na passada segunda-feira, celebraram-se os 225 anos do Englischer Garten, o maior parque urbano da cidade de Munique, da sempre bela e cultural Munique.
Cedo, após o confortável Frühstück, atravessamos a Karlsplatz e depois do arco da Karlstor, tomamos o caminho da Marienplatz àquela hora pouco movimentada, não se resistindo a (mais) um olhar para a maravilhosa torre da Rathaus.
À esquerda, do lado da Woerner's (deliciosos cafés e chocolates) temos a pedonal até à Odeonsplatz, onde entramos no Hofgarten um belo jardim onde, se estivermos atentos, pode surgir-nos uma surpresa, sem medo de quem passa:
Um coelho sem mau olhado
Atravessado o Hofgarten, estamos perto do Englischer Garten, o maior dos parques urbanos, com mais de 4 quilómetros quadrados. Seguindo à direita, vemos a saída do ribeiro que foi desviado do Rio Isar e onde se forma a onda para praticar surf:
Ali bem perto temos a queda de água, sempre com imagens de grande beleza.
Seguimos pelo parque, lá surge o pagode chinês e muitas esplanadas onde os lugares rapidamente ficam ocupados por grupos de idosos que lá convivem e almoçam.
Mais ao fundo do parque outras esplanadas ao longo do lago também se enchem de visitantes, desfrutando de um local calmo e de convívio com a natureza.
Aproximou-se o regresso. Nos bancos do parque muitos aproveitavam a pausa do trabalho para descansar ou comer qualquer coisa. Na relva, outros descansavam e tomavam banhos de sol. Tudo calmo, sem barulho, respeitável.
Compreenderão como não é fácil sair destes espaços e lugares que são oferecidos aos visitantes para deles beneficiarem sem limitações que não seja a sua preservação.
Um destes dias voltaremos à questão de espaços lúdicos e direitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário