quarta-feira, 21 de maio de 2014

MUNIQUE, NO DIA DOS 225 ANOS DO ENGLISCHER GARTEN...

Na passada segunda-feira, celebraram-se os 225 anos do Englischer Garten, o maior parque urbano da cidade de Munique, da sempre bela e cultural Munique.


Cedo, após o confortável Frühstück, atravessamos a Karlsplatz e depois do arco da Karlstor, tomamos o caminho da Marienplatz àquela hora pouco movimentada, não se resistindo a (mais) um olhar para a maravilhosa torre da Rathaus.

À esquerda, do lado da Woerner's (deliciosos cafés e chocolates) temos a pedonal até à Odeonsplatz, onde entramos no Hofgarten um belo jardim onde, se estivermos atentos, pode surgir-nos uma surpresa, sem medo de quem passa:

Um coelho sem mau olhado 

Atravessado o Hofgarten, estamos perto do Englischer Garten, o maior dos parques urbanos, com mais de 4 quilómetros quadrados. Seguindo à direita, vemos a saída do ribeiro que foi desviado do Rio Isar e onde se forma a onda para praticar surf:



Ali bem perto temos a queda de água, sempre com imagens de grande beleza.


Seguimos pelo parque, lá surge o pagode chinês e muitas esplanadas onde os lugares rapidamente ficam ocupados por grupos de idosos que lá convivem e almoçam. 

Mais ao fundo do parque outras esplanadas ao longo do lago também se enchem de visitantes, desfrutando de um local calmo e de convívio com a natureza.


Aproximou-se o regresso. Nos bancos do parque muitos aproveitavam a pausa do trabalho para descansar ou comer qualquer coisa. Na relva, outros descansavam e tomavam banhos de sol. Tudo calmo, sem barulho, respeitável.


Compreenderão como não é fácil sair destes espaços e lugares que são oferecidos aos visitantes para deles beneficiarem sem limitações que não seja a sua preservação.

Um destes dias voltaremos à questão de espaços lúdicos e direitos.












Sem comentários: