quinta-feira, 6 de junho de 2013

SINTRA: PARQUE DE CAMPISMO DA PRAIA GRANDE FECHADO HÁ 8 ANOS...


QUEM RESPONDE PELO ABANDONO E PREJUÍZOS À ECONOMIA LOCAL?
 

Quase 8 (oito) anos passaram sobre a data do encerramento do Parque de Campismo da Praia Grande, dito temporario e alegadamente por questões sanitárias.

Face ao arrastar do encerramento, a Comissão de Utentes viria a marcar uma reunião com o Presidente da Câmara - Dr. Fernando Seara - em 27 de Fevereiro de 2006.

Entretanto, falava-se de especulações imobiliárias na zona, pelo que Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PCP pediram a audição dos representantes do Parque Natural Sintra Cascais e Instituto de Conservação da Natureza.

Na audição (11.7.2006 - na Comissão Parlamentar respectiva), Carlos Albuquerque, na altura Director do PNSC, garantiu que no terreno do antigo parque de campismo da Praia Grande apenas pode ser construída uma estrutura idêntica de quatro estrelas.

Tratando-se de uma relevante infra-estrutura de apoio ao desenvolvimento turístico e económico local e de Sintra, diversas entidades apoiaram a Comissão de Utentes, tendo sido apresentadas sugestões à Câmara Municipal de Sintra.

Em Fevereiro de 2007, o PCP perguntava: "Para quando é que a Câmara assume aquele espaço como uma mais valência para o turismo no concelho de Sintra (...)".

Quando se esperava uma solução conjunta, em Junho de 2007 Carlos Albuquerque deixou de ser Director no Parque Natural Sintra Cascais, passando a sê-lo no Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Sintra.

E nada mais se soube...melhor, nada veio a saber-se.

No Blogue Notícias de Colares (que saúdo) em 21.11.2011 escrevia-se: "Após a visita (...) do Dr. Marco Almeida vice-presidente da C.M. Sintra e do Presidente da Junta F.Colares, Rui Santos, ao parque de campismo da Praia Grande, criou-se uma leve esperança desta freguesia voltar a ser dotada de um empreendimento daquela natureza.

Até hoje, tanta gente decisora, até de auto-gabarito eleitoral, que custa rios de dinheiro ao erário público, tem reflectido a imagem da incapacidade decisória sobre a reabertura do Parque de Campismo da Praia Grande.

As imagens agora oferecidas pelas instalações são estas:

Eucaliptos vão tomando conta do espaço e aumenta a oferta de massa combustível

O mato "prestigia" os responsáveis pelo ambiente
 
Más imagens da dedicação prometida a Sintra.
 
Claro que, com um PEC (Processo Eleitoral em Curso), não causaria muita admiração que algum dos responsáveis pelo estado das coisas apareça no Parque, manifestando toda a vontade e empenho para solucionar este crime ambiental...
 
Não acharão que oito anos é demasiado tempo para se tomarem as decisões ajustadas a um Parque de Campismo moderno, com comodidades, segurança e facilidades adequadas à qualidade exigível pelos utilizadores?
 
Sintra não merecia isto!
 
 
 
Para a história dos últimos 12 anos em Sintra:
 
Presidente da Câmara: Dr. Fernando Roboredo Seara
Vice-Presidente e Vereador do Ambiente: Dr. Marco Almeida
 
 
 
 

Sem comentários: