terça-feira, 17 de julho de 2012

SINTRA: ELÉCTRICO, UM MUSEU DEMASIADO ABERTO... (*)


Se acreditasse em bruxas, diria que elas levaram a seu porto um desabafo feito há dias, segundo o qual iria pegar no problema do Eléctrico.

De súbito, em menos de uma semana, várias notícias. No Público “uma fonte camarária” confirmou roubos em Fevereiro e Abril, como se não estivéssemos em Julho sem as reparações feitas. Na SIC foi mostrado que os “Eléctricos estão parados numa garagem sem porta”. Hoje, também o Jornal da Região faz notícia.

Este “acordar” dos responsáveis autárquicos, depois de meses em que problema se arrastou, apresenta-se mais como a exploração do mesmo do que o ter acontecido.

Responsáveis pela preservação do património histórico

As notícias enfatizam os roubos, até de peças originais das quais é preciso fazerem-se réplicas. Os graffitis mostrados são antigos.

Há entrevistas e entrevistados, mas em parte alguma se pergunta quem é responsável pela ausência sistemática de medidas para proteger o bem patrimonial.

Como é possível que o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Seara e o seu Vice-Presidente, Dr. Marco Almeida, há quase 11 anos no poder, não tenham prevenido a guarda das instalações, pelo menos depois da reinauguração em 2004?

Os Eléctricos, nosso riquíssimo património, têm estado abandonados, sem vigilância nocturna. Que falta de cuidados…

Eléctrico de Sintra: Pressões para que não circule todos os dias?

Como é possível que, sendo o Eléctrico parte da promoção turística de Sintra, os visitantes em geral só possam utilizá-lo às sextas, sábados e domingos?

Que desilusões se causam – e tenho assistido – a turistas que chegados a Sintra perguntam pelo Eléctrico e se responde que “hoje não está para o público em geral”.

Será que há pressões para que não funcione regularmente? Para que de semana não faça as circulações normais? A existirem, por parte de quem?

Oxalá que a paralisação do Eléctrico não sirva quem o veja como concorrente.

É altura do Eléctrico de Sintra servir regularmente o turismo e os turistas, porque é o nome de Sintra que está associado ao orgulho pela sua utilização.

Pelo bem de Sintra.



(*) Uma singela homenagem a um antigo trabalhador do “Eléctrico de Sintra” pelas palavras que disse a este propósito.

Ontem, o blogue http://riodasmacas.blogspot.pt/ ,de Pedro Macieira,também abordou esta preocupação dos sintrenses.

Sem comentários: