quarta-feira, 18 de abril de 2012

SINTRA – DO FUTEBOL AO DESEMPREGO

Futebol

Há dias, um sintrense que muito considero enviou-me uma mensagem que entendi como entusiástica: “Sintra tem 3.791 jogadores de futebol inscritos”.

Inopinadamente, respondi ao amigo que, em Fevereiro de 2012, estavam registados no Centro de Emprego de Sintra 21.261 desempregados.

Não foi a resposta mais feliz perante a grandeza futebolística, justificativa de subsídios (“correntes” e em “capital”) para clubes que os sócios devem manter. E para árbitros. Até mais de cem mil para uma associação lisboeta do chuto futebolístico.

Muitos dos inscritos serão jovens cujos pais – apesar de subsídios camarários – pagam a frequência em escolas de futebol, ansiosos de que os filhos (cujos custos na educação às vezes evitam) se tornem especialistas a pontapear, driblar e fugir às caneladas da vida dadas – por ironia – pelos magnânimos subsidiários.

Desemprego

A minha resposta teve razões, agravadas em Março, quando em Sintra foram registados 21.988 desempregados (mais 717 do que em Fevereiro), sendo 11.284 homens e 10.704 mulheres.

Sintra destacou-se pelo pior, aumentando num mês 3,4%, enquanto que a média nacional se fixou nos 2,06%.

Na Sintra das vaidades discursivas, os desempregados com mais habilitações escolares (Curso Secundário com 6540 e Superior com 1833) são 38,08% do total.

Nos núcleos intermédios (2º. Ciclo EB com 3699 e 3º. Ciclo EB com 5728) encontram-se 42,87% dos inscritos.

A mais baixa taxa de desemprego – 19,05% - encontra-se nos que têm menos habilitações literárias (<1º. Ciclo com 717 e 1º. Ciclo com 3471).

Desenvolvimento reprodutivo, precisa-se

Existindo professores no Executivo Camarário, não se conhecem estudos para identificar as razões pelas quais os mais habilitados não conseguem colocação.

Os dados conhecidos são o corolário do que se passa há vários anos, espelhando – a menos que esteja enganado – a falta de qualidade administrativa.

Aparecerem por aí ministros aos tropeções, talvez para jogos de influência e propaganda, não resolverá o grave problema. O futuro exige desenvolvimento, consultas a novos mercados e investidores que criem novos postos de trabalho.

Se a CM de Sintra pagasse a tempo e horas aos seus fornecedores (em 31.12.2011 devia – com mais de 360 dias – 6.246.722,24 €) contribuiria de forma determinante para a criação ou manutenção de muitos postos de trabalho.

Subsídios socialmente justos sim, mas sem comprometerem as obrigações financeiras assumidas e o desenvolvimento económico.



Sem comentários: