sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

SINTRA: TURISMO QUE ESTÁ QUASE TODO INVENTADO

De súbito - e para nós gratificante - surgiram alguns laivos de entusiasmo pelo turismo sintrense, situação que inverte o adormecimento ocorrido, mais desde 2009.

Não podemos deixar de salientar que, sendo Sintra um destino com grande potencial turístico, se torna indispensável a rigorosa adaptação ao seu desenvolvimento.

São bem conhecidas as principais deficiências, muitas apontadas por munícipes mas que os órgãos de poder desvalorizam, permitindo imagens nem sempre adequadas.

No entanto, há muitos anos que há o Plano para o Desenvolvimento Turístico de Sintra, feito por Técnicos qualificados (alguns ainda ao serviço) que daqui saudamos.


Foi elaborado em 1992, quando era Presidente da Câmara o Dr. Rui Silva


Passados quase 24 anos, o Plano está tão actual como à data da sua elaboração, podendo servir de bíblia para a maior parte das soluções de que Sintra precisa.

Digamos, então, que graças a um grupo de Técnicos qualificados, Sintra poderia ter dado grandes passos para o bem estar das populações e dos visitantes.

O Plano perdeu-se com a Parceria prevista no Protocolo celebrado em Dezembro de 2008 entre a CM de Sintra e a Associação Turismo de Lisboa (representada por António Costa) que colocou - em termos práticos - o turismo de Sintra...em Lisboa.



Com o Protocolo, a centralidade do Turismo em Sintra deixou de o ser, os competentes trabalhadores da Câmara que atendiam os visitantes no edifício do Turismo e na Estação da CP foram colocados noutros postos de trabalho e Sintra perdeu.

Fazemos votos para que, desta vez, não se perca muito tempo com mais estudos...antes se aproveite o Plano de Desenvolvimento de 1992...com êxito garantido.

Sintra não pode esperar mais tempo...estão a chegar os norte-americanos...

...Diz-se...



Nota:Ainda a este propósito, no documento da Publituris (Janeiro de 2009) consta um dado relevante: "Esta parceria estratégica contará com as contrapartidas anuais do Casino Estoril para financiamento das actividades de promoção e animação de Sintra".


Sem comentários: