quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SINTRA: AS VÍTIMAS DO NOVO MAPA DAS FREGUESIAS...

Um Amigo, António Bento, fez muito bem e colocou na sua página do Facebook alguns exemplos de desagrado pelo alheamento a que tem sido votada uma boa parte da nossa freguesia (S. Pedro de Penaferrim), agora baptizada de UFSSMSMSMSPP.

Era previsível que a extinção de freguesias com áreas e histórias bem diferentes só teria efeitos nefastos, mas o governamental Novo Mapa das Freguesias contou com o beneplácito dos ex-presidente Fernando Seara e vice-presidente Marco Almeida. 

Infelizmente, o ex-presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim não foi firme na oposição à Lei que extinguiria a sua freguesia (!) e agora, ele mesmo,  faz parte da nova UFSSMSMSMSPP...       

Uma primeira consequência foi o afastamento dos fregueses (palavra feia, não acham?) dos contactos mais directos com aquela que era a sua Junta de Freguesia. O abandono será a segunda consequência da servil obediência política à Lei.

Hoje, com 63 quilómetros quadrados, a freguesia é maior que o concelho de Oeiras. 

Uma Assembleia de Freguesia, realizada na Várzea às 21 horas, por falta de transportes públicos implicava a muitos que se deslocassem mais de 20 quilómetros.

Criaram-se, sim, condições para os cidadãos não participarem na vida colectiva.

O actual abandono não passa de mais do mesmo...ou ainda pior

Passados os primeiros 100 dias, não há melhoria visíveis, antes pelo contrário. Quem não resolveu nos tempos anteriores, também não dá mostras de ser capaz de resolver nos novos tempos, nos tempos do Poder Local com participação limitada. 

Seguem-se alguns exemplos que talvez não sejam confortáveis para muitos autarcas:


Se mais passeio houvesse...(já vem da anterior)

Buraco na Rua da Escola, Abrunheira (quase histórico e que também já vem de longe)

Quem colocou este contentor? O "ajardinamento" já  é da nova época...

Um exemplo da visão tapada à direita

Desde a tomada de posse já decorreu tempo suficiente para que exemplos destes se evitassem, pois, ao que se sabe, haverá recursos disponíveis para superar a situação.

A nova freguesia - a UFSSMSMSMSPP - terá de ter em conta todo o território que lhe está adstrito, não se confinando a algumas praças ou locais privilegiados, onde todos os dias os recursos disponíveis possam acorrer ou, até, permanecer. 

É o que se espera que aconteça, para que acabem exemplos destes.




2 comentários:

António Bento disse...

Fico reconhecido por ter lido o meu lamento e adiciona-lo no seu blog. Verifico, que a minha preocupação se relaciona com outras, para salvaguardar o bem estar da população. Tal como digo, são muitos mais os problemas, para que possam passar despercebidos.
Não é admissível que todas as forças politicas que por aqui passaram a divulgar os seus programas, reconheçam a existência dos problemas e se mantenham em silêncio, nada fazendo para os corrigir, reparar ou mesmo eliminar.

Fernando Castelo disse...

Caro Amigo, como são tantos os problemas que nos afligem e deviam ser evitados pelos responsáveis. Temos a sorte de nada pedirmos para nós, mas sim para o colectivo de que fazemos parte e que, nesse sentido, estamos moralmente obrigados. Não precisamos de abotoar a camisa nos atacadores dos sapatos e isso dá-nos toda a razão. Um abraço e conte sempre comigo, tal como eu sempre contei com o meu Amigo.