quarta-feira, 14 de maio de 2014

SINTRA: DO PATRIMÓNIO SINTRENSE SE FEZ CULTURA...

17 anos de Museu: de 17 de Maio de 1997 a 17 de Maio de 2014

Foi um privilégio receber a notícia em primeira mão...no mesmo instante em que uns milhares também o souberam através do TudoSobreSintra.

Foi a notícia com exclusividade colectiva que não aparece todos os dias:

Casino de Sintra volta a ser museu de arte (...) a partir de dia 17 de Maio

"o "Casino" onde nunca se cultivou o jogo, mas se aposta agora num renascer adaptado à realidade e memória de uma Sintra próxima dos seus artistas e da sua herança cultural". (Presidente da Câmara Municipal de Sintra, in Agenda Cultural).

O MU.SA (Museu.SintraArte) é o regresso à história artística de Sintra, às gerações que a eternizaram, que por cá deixaram os seus sentimentos tão bem expressos.

Tanta Arte e tantos autores vão passar a estar perto de nós.

Entre eles, num espaço próprio, obras de Dórita Castel-Branco, professora e artista, como que uma reparação do actual Executivo Camarário pela desconsideração que a Câmara Municipal de Sintra lhe fez nos últimos mandatos:

Que em Sintra nunca mais se repitam imagens nem "promessas" como esta de 2005 

Dórita Castel-Branco voltou com dignidade, saltando pela Arte: 

"Saltando o eixo", escultura de Dórita Castel-Branco (da colecção)

"Que força a dessa escultora, revelada nos monumentos! Artista para a praça pública, para a admiração e o amor do povo - mais além da estima e do louvor elitistas reservados para a invenção dos trabalhos de pequeno porte e grande sensibilidade. As duas Doritas não se opõem: ao contrário, se completam, são uma única e grande artista". Jorge Amado.

Quão belo é vermos Hoffmann, Cristino da Silva, Alfredo Keil e José D'Ávila; talvez o primeiro óleo de Júlio Pomar; Anjos Teixeira, Roque Gameiro, Leal da Câmara, Almada Negreiros, Rui Pinheiro, Jean-Guy Viegas Marret, José Ribeiro e Maria Almira Medina.

Antes de entrarmos, lá está no alto a escultura de José da Fonseca que embeleza, e de que maneira, o edifício onde o património artístico de Sintra se abre à Cultura.


Uma das mais ricas colecções de Arte do País, disponibilizada ao público sem outros custos que a cuidada montagem no Museu.

Fica provado e é gratificante constatar que é possível oferecer Arte e Eventos Culturais relevantes apesar da aplicação rigorosa do nosso (dos munícipes) dinheiro, sem que a qualidade da oferta seja diminuída.

Excelente forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus, marcado para o próximo Domingo, dia 18 de Maio, sob o lema: "As colecções criam conexões".

Visite o Museu, aprecie a Arte que fala de Sintra.

Sintra merece! Estamos todos de parabéns!



NOTA:

COMO CHEGAR AO MUSEU

- Se vier de comboio pode descer na Portela de Sintra (passa por debaixo da linha) e segue à esquerda;

- Se descer na Estação de Sintra, segue para a direita, caminha pela Pedonal da Heliodoro Salgado;

- De carro, pode estacionar no Parque do Urbanismo (aos fins-de-semana está disponível) e subir a rampa da       Av. Movimento das Forças Armadas;




segunda-feira, 12 de maio de 2014

SINTRA: MESMO ÀS PORTAS...UMA VIA MISTERIOSA...

Imagine-se que adultos e crianças para chegarem a casa têm de percorrer esta via que, segundo me dizem, está entre terrenos do Ministério da Administração Interna. A pé, no mínimo entre as casas cá em baixo e a paragem junto à Rotunda.


Saiba que, frequentemente, a iluminação nocturna está apagada nesta via estreita, com muros de um lado e de outro, sem abrigo de qualquer espécie.


Veja como a água forma uma corrente forte, que quase tudo leva à frente, sem que pessoas tenham um passeio para se protegerem.


Quem protege as pessoas nestes dias? Quem se preocupa? 


Passada a invernia mais forte, apresenta este colorido natural, tão bonito que nenhuma entidade limpa nem promove medidas que evitem a proliferação de pragas.

Sendo terrenos do Estado, poderia alargar-se um ou dois metros para cada lado, construir-se um passeio, a via ter dois sentidos para facilitar os acessos entre a Estrada Municipal 9 e a Rua Dr. António Macieira.

Será que aos moradores do bairro - pelo menos a esses - a situação é indiferente?

Fica a preocupação por se viver tão perto da Vila de Sintra...mas tão longe!

É mesmo uma via...misteriosa!




sábado, 10 de maio de 2014

SINTRA: AMANHÃ (DOMINGO) VIVA A FEIRA DE S. PEDRO...

Para amanhã, com dia de céu limpo, a Primavera convida a apreciar-se o bulício da Feira de S. Pedro, fazer umas compras, levar árvores e flores para os arranjos caseiros e, porque não, petiscar...

Amanhã não arrisque chegar ao Centro Histórico em viatura. Se a sugestão de S. Pedro fica adiada e quer mesmo ir a Sintra, no Ramalhão siga à direita a caminho de Chão de Meninos (clique aqui para ver a sugestão) e arrume no Parque do Urbanismo.

Amanhã, com Feira em S. Pedro, justifica-se o convite a toda a família

Na zona de Chão de Meninos (pelo menos) há sempre hipóteses de um lugar onde deixar aqueles 900 quilos de viatura com motor. Depois é fácil.


Se chegar cedo, a família senta-se na esplanada do Café da Natália e respira um tentador ar fresco com alguns aromas dos restaurantes próximos a preparar almoços. 


Antes, já tinha visto que na esplanada da Toca do Javali se poderia almoçar com ambiente paradisíaco e com ementa variada.

A família foi subindo até ao centro de S. Pedro, lá estavam outras ofertas vegetais.


De súbito, a miudagem (e porque não os pais?) ficam agitados ao darem de caras com as fantásticas sandes de leitão do Agapito. Deixe lá, uma vez de tempos a tempos não faz colesterol, até porque a carne é bem seleccionada


Espreitam as Lojas do Picadeiro, apreciam as bancas com alguns livros antigos e descansam um pouco as pernas (pouco habituadas a caminhadas...) na esplanada da Taverna dos Trovadores...onde se almoça muito bem. 


As horas passam depressa...a custo é preciso regressar, mas há qualquer coisa que falta, algo que dê um conforto especial, nem que seja para ajudar à digestão do leitão ou de outra apetitosa gastronomia.  Surge então a Garrafeira Supremo Cristal.


Depois de comprar uma ou duas cervejas artesanais, verdadeiras especialidades, então todos molham o bico com umas ginjinhas que fazem estalar a língua.

O regresso começa agora. Foi ou não um dia bem passado? 

Sabemos que irá voltar...a Feira é aos 2ºs e 4ºs. Domingos de cada mês.

Valeu a pena...Votos de um bom final de Domingo.





sexta-feira, 9 de maio de 2014

SINTRA: PEDONAL DE REFER, JÁ FOI REPARADA PELA CÂMARA

No passado dia 28 de Abril, chamamos a atenção da Refer para os perigos resultantes de uma abertura no gradeamento da passagem pedonal sobre a via férrea em Sintra.

Alguém terá feito chegar à Câmara Municipal as preocupações de quem por lá passava e rapidamente foi tomada a decisão da reparação, pelo que hoje já estava assim:


Certamente a Câmara, numa boa gestão do nosso dinheiro, irá solicitar à Refer o reembolso das despesas efectuadas (que serão poucas), mas foi resolvido.

Daqui se pode retirar o ensinamento de darmos conhecimento às entidades responsáveis, porque elas - sendo-o - não deixarão de actuar em conformidade.

Um caso simples...resolvido. 

Ainda por cima com poucos gastos.