sábado, 19 de abril de 2014

SINTRA: DOMINGO...PASSE POR CÁ E ALMOCE NO "TÚNEL"

Vamos sugerir-lhe um programa de Domingo que inclua uma visita a Sintra. 

Se possível use o comboio. Ou as carreiras de autocarro entre Cascais ou Oeiras e Sintra. Chegando junto da Estação da CP, caminhe na Direcção da Câmara Municipal onde apreciará o belo edifício projectado por Adães Bermudes.

Siga para a Volta do Duche, onde artesãos estarão a produzir as suas peças. Antes, logo aí, que melhor início de dia do que provar uma Queijada na SAPA?

Embrenhe-se nas ruas da Vila Velha, veja a Fonte da Pipa e suba até ao Parque das Merendas, a cerca de 100 metros. Começa a sentir um bichinho no estômago?

Volte e entre no Parque da Liberdade onde apreciará diversas espécies vegetais e, ao sair no portão inferior, estará de novo na Volta do Duche, cheia de gente a essa hora.
  
Restaurante "O Túnel", excelente opção 

Regresse até junto do portão da CP e tome aquela rua estreita que acompanha a linha frente ao posto da GNR. Ao fundo está - em local óptimo para o convívio familiar - o Restaurante "O Túnel". O atendimento é sempre muito simpático.


O Sr. Costa e os filhos Luís e Fernanda darão as boas vindas e ajudarão na escolha, mas aos domingos (e quintas-feiras)  há a excelência de um cozido à portuguesa.

Comida caseira com muita qualidade

Às quintas-feiras outro petisco: o tenro polvo que se come cozido ou à lagareiro.


Para ajudar a digestão, caminhe pela ponte que atravessa a linha férrea e, apanhada a pedonal da Heliodoro Salgado, chega ao local de onde parte o Histórico Eléctrico de Sintra até à Praia das Maçãs. Há circulações em horas certas entre as 10 e as 17.

De regresso a Sintra, antes de apanhar o comboio de regresso, não prescinda de comprar uns pacotes de broas na Fábrica de Queijadas do Gregório. Ficará para sempre na memória daqueles a quem oferecer tão deliciosa doçaria. 

Passou, de certeza, um excelente dia em Sintra, sem que a carteira se esvaziasse.

Volte mais vezes, em Sintra recebe-se bem.


quinta-feira, 17 de abril de 2014

SINTRA: QUINTA DAS PALMEIRAS, segunda página...

Depois do artigo sobre a Quinta das Palmeiras, publicado no passado dia 11, não era esperado que alguns leitores, até nascidos em Sintra, desconhecessem a localização de tal Quinta e tivessem procurado mais pormenores.



Foi estranho que tal sucedesse, porque a Quinta das Palmeiras está num dos locais mais nobres da Vila de Sintra, em pleno coração da Estephânia histórica.

De forma privada, foi explicado o caminho para se chegar lá e ser possível apreciar-se a natureza envolvente, embora os caminhos precisem de ser recuperados e limpos. 



Agora que sabemos mais sobre a dona da Quinta, muito em breve relataremos uma curiosa história que - tudo indica - culminará num exemplo mais do snobismo militante que às vezes grassa cá na terra, tão desintegrado da modesta gente sintrense.

Prometido: Em breve teremos a história mais completa.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

SINTRA: "ROUBARAM" O CASTELO DOS MOUROS...

Era cedo, muito cedo, quando olhando a Serra, se notava a falta do Castelo dos Mouros. 



A jovem que caminhava apressada a caminho do trabalho foi a única pessoa que vi durante a caminhada até à Vila Velha. Uma singela homenagem a quem trabalha.

São estes misteriosos momentos que nos envolvem e encantam, com imagens irrepetíveis nos seus diversos enquadramentos, históricos, paisagísticos e humanos.

Boa tarde.





terça-feira, 15 de abril de 2014

SINTRA: NÃO...À UNIÃO DE FREGUESIAS DE SINTRA...

TEM A PALAVRA A CÂMARA MUNICIPAL

No passado dia 30 de Janeiro (p.f. clique aqui para rever) foi aqui abordado, com exemplos, o resultado visível da eliminação das três freguesias da matriz sintrense, para surgir uma desencantada "Super" União de Freguesias. 

Pelo que se julga saber, a Câmara Municipal tem feito as transferências financeiras legalmente previstas, nomeadamente para a manutenção de passeios, combate às plantas infestantes e sua limpeza, com reflexo na eliminação de pragas.

ENTÃO PORQUE SE CONTINUA A VER DISTO?


OU DISTO, JUNTO A CASAS ONDE VIVEM PESSOAS...


E AINDA DISTO...


Era isto que os candidatos ditos "Independentes" prometiam à população das três freguesias cuja extinção apoiaram? 

Porventura, os eleitos que estiveram ao lado da Lei que extinguiu as freguesias de S. Pedro, S. Martinho e Santa Maria e Sâo Miguel, era este quadro de abandono que ambicionavam quando se apresentaram ao eleitorado? 

A CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA TEM DE ACTUAR CONTRA ESTE ABANDONO QUE ESTÁ A ATINGIR UM DOS MAIORES TERRITÓRIOS SINTRENSES.