quinta-feira, 27 de março de 2014

SINTRA: "QUARTEIRÃO DAS ARTES" E REABILITAÇÃO URBANA

A proposta dos Vereadores do PSD para a criação do "Quarteirão das Artes", em plena Estefânia, merece a devida saudação sendo um valioso complemento ao recente projecto para a Reabilitação Urbana (ARU) já aprovado na Assembleia Municipal.

Há nela pressupostos de dinamização local relevantes, desenvolvimento cultural e actividades de rua planeadas ou espontâneas, vida e partilha por pessoas, num local onde - por ser dos peões - se tornará ridículo contá-los para combater tal direito. 

Regista-se como reconhecimento. Porque há muitos anos, até neste modesto e pouco exuberante  blogue, tem sido preocupação abordar o respeito pelo direito dos peões às sua zonas pedonais, contra as agressões de automobilistas desajustados. 


O desrespeito a toda a hora expresso por automobilistas "espertos" 

Um dos poucos direitos que os peões de Sintra usufruem são aqueles cento e pouco metros da chamada pedonal da Heliodoro Salgado, melhor dita de "A Incómoda", face aos desatinos e frequência com que são inventados pretextos contra ela.

Caro visitante, permita que sugira (com um simples clique) a revisão do que aqui foi escrito em 29.10.2012: A QUEM INCOMODA A (ÚNICA) ZONA PEDONAL?.

Ou a 4.11.2012: PEDONAL DA HELIODORO SALGADO...Carros, aqui , NÃO!

Ainda em 16.11.2012: QUE RESPEITO PELA HELIODORO SALGADO? 

Mais tarde, em 23.8.2013, REVIVER A ESTEFÂNIA?...NEM SEI QUE DIZER...

Em tese, sem cambalhotas ou escorregadelas, a nossa visão sobre a prioridade total das pessoas e seus espaços não configurou olhar para o umbigo, antes é acompanhada por quem tem vistas largas para uma sociedade melhor.


Uma esplanada, com esta bateria de contentores de lixo 

As pessoas, seus espaços e convívios, são direitos que se sobrepõem, indiscutíveis prioridades que não se compadecem com eruditas ou pouco claras teorias adversas, rebuscadas de pretextos que fogem da questão nuclear: - Lugar aos peões!

Será um longo caminho até que se vejam frutos, mas o princípio já conta e - a vida tem disto - talvez até se exibam caras de estranhos apoiantes "desde a primeira hora".

"Quarteirão das Artes", um caminhar com luz ao fundo.

DAR ESPAÇO AOS PEÕES...NÃO AOS CARROS!

terça-feira, 25 de março de 2014

SINTRA: CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2014...

DIA 18 DE MAIO, SOB O LEMA: "AS COLECÇÕES CRIAM CONEXÕES"

Com razoável antecedência, a Câmara Municipal de Sintra terá todas as condições para que a comemoração do Dia Internacional dos Museus 2014 seja um êxito cultural assinalável, digno da sua valiosa colecção de obras de arte.

Não vivemos um momento qualquer. Aprovaram-se princípios para uma nova dinâmica urbana com alargamento da área de intervenção. A Cultura surge no horizonte. A proposta adicional de "Um Quarteirão das Artes" dinamizará a vida local.

Acresce que o site da Câmara - realmente novo e sugestivo - no bloco SINTRA MUSEU VIRTUAL DE ARTE nos desafia - de graça - à apreciação da arte, expressa em centenas de obras de prestigiados artistas, muitas altamente premiadas.


Talvez a obra mais antiga da colecção. "Caminho de Monserrate", óleo de Hoffmann

A Colecção Municipal de Arte (Sintra) é das mais ricas do País, com autores que fixaram para sempre as imagens, juntando a arte com a vida, as pessoas e os locais mais diversos da nossa terra. Estiveram cá e gravaram a história única de Sintra.

Neste quadro, o Dia Internacional dos Museus 2014, a celebrar em 18 de Maio, desafia as obras a libertarem-se dos armazéns para serem apreciadas à luz do dia em toda a sua beleza e dotes dos autores. Devem cativar-nos e fazer sentir o que expressam.

Museu de Arte Moderna um espaço de excepção  

O Museu de Arte Moderna é o espaço mais nobre e capaz de receber a valiosa Colecção de Arte ligada a Sintra, mantendo-a acessível ao desenvolvimento cultural.

Justificando a proposta, apresentam-se algumas peças da Colecção: 


"Telhados de Sintra", aguarela de Paulo Ossião, 1º. Prémio nas Jornadas de Pintura de Sintra

"Rua do Arco", óleo de João Mário

"Alto do Penedo-Serra de Sintra", óleo de Mily Possoz, vencedor do Prémio Columbano em 1951

"Azenhas do Mar", aguarela de José Maior , recebida da Sala-Museu Paula Campos

Neste tão próximo Dia Internacional dos Museus, com que alegria as portas do Museu de Arte Moderna se abririam para que todos pudéssemos - durante longo tempo - apreciar o valioso espólio de que o nosso Município é possuidor.

Que nas filas as crianças possam apontar os "Telhados de Sintra", ou os mais crescidos revivam o romantismo dos seus namoros juntos à "Rua do Arco" do Teixeira.

E será sempre digno lembrar Mily Possoz, que residiu no Centro Histórico de Sintra junto à Fonte da Pipa, sem que exista uma lápide na casa a recordá-la. Ela que foi Medalha de Ouro do Júri Internacional de Gravura, no ano de 1937. 

Depois, rever as falésias de Sintra que José Maior soube reproduzir.

O enorme lote de grandes artistas incluídos na Colecção

Imaginamo-nos na Exposição: Entre outras, as obras de Clément Serneels ("Primavera em Sintra"); José Ribeiro ("Palácio Nacional de Sintra"); Alfredo Keil e Rafael Bordalo; Duarte Saraiva ("Palácio da Pena") e Dias Sanches ("Feira das Mercês").

Fica aqui a sugestão, que - a ser possível de considerar - redundaria (estamos convictos) numa inegável acção de prestigio para o nosso Concelho e para os responsáveis em toda a Estrutura Cultural.

Como tudo funciona mais rápido, talvez estejamos ainda a tempo...

É preciso, isso sim, fazer a "conexão" do virtual ao "real".



Nota: Com a vantagem de ser Património próprio.




segunda-feira, 24 de março de 2014

SINTRA: CÂMARA RESOLVEU...

No último dia 8 de Dezembro, com o título SINTRA: SERÁ CAPAZ DE ADIVINHAR?, este blogue divulgou a imagem de uma cabine degradada, junto à estação da CP de Sintra, que só podia desprestigiar a nossa imagem e incomodava os peões.

Igualmente, chegou aos Serviços Camarários a informação adequada, ficando a aguardar-se a tomada de medidas para a remoção de tal cabine do passeio.

Hoje, apresentamos a nova imagem do local, facto que merece o devido registo:


No entanto, justificar-se-à que os Serviços Camarários tomem em consideração que a caixa, desta forma colocada em plena zona de circulação de peões, e pela altura a que está, pode originar lesões físicas, nomeadamente a pessoas invisuais ou crianças. 


Regista-se a remoção do "monstro", um caso que a Câmara resolveu...

O passeio já tem outra dignidade.




quinta-feira, 20 de março de 2014

SINTRA, NO NOVO DIA DA PRIMAVERA...

A vida é de mudanças. No tempo em que era aluno da primária, quantas vezes o ponteiro bateu na cabeça do que não indicasse 21 de Março como início da Primavera.

Este ano, a estação Astronómica da Primavera chegou mais cedo, facto de que andava desconfiando, não só pelas flores que brotam no meu jardim, como pelas paixões esvoaçantes de pardais e cantos de estorninhos e melros que me acordam.

Nestes dias, olhando para árvores, arbustos e flores que plantei e vejo floridas numa riqueza cromática que se associa à luminosidade do dia, sinto a felicidade por tê-las plantado e revivo parte da infância nos caminhos rurais do Alentejo.

Uma bela ameixeira 

A beleza desta leptospermum scoparium nativa da Nova Zelândia 




Muito cedo, ao sair de casa, a primeira saudação - belo assobio - é do chefe estorninho que, passando o Inverno fora, regressou ao ninho familiar para aumentar a prole.

Antes, ainda de noite, os melros acordam-me com seus cantares e devaneios.

Não admira que tenha sempre ansiedade pela chegada da Primavera, rodeado de coisas pequenas mas belas, de cânticos e flores, de plantas que crescem em cada dia e deixam um colorido forte no meu coração. É a vida que palpita em meu redor.

Este ano, que bom, a Primavera chegou (ainda) mais cedo.

Aproveitem-na. Bom dia.