É PRECISO DESPERTAR!
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
SINTRA: POLÍTICOS A NÃO ESQUECER...
18 DE FEVEREIRO DE 2008 - DUAS MORTES EM BELAS
Na altura - recorde-se para que a memória não enferme da febre de figuras excepcionais - eram Presidente da Câmara Municipal de Sintra Fernando Seara e seu Vice-Presidente Marco Almeida.
O Telejornal da SIC abriu com uma tragédia : duas mortes em Belas.
Duas senhoras africanas, uma delas a caminho do seu primeiro dia de trabalho, morreram no Rio Jamor, levadas pela enxurrada que atravessava a estrada onde seguiam na viatura de uma delas. Uma não mais apareceria.
Hoje, passados 6 anos sobre a tragédia, aqui recordada na parte conhecida da história ,os políticos estarão mais empenhados no esquecimento do ocorrido e da forma e atitudes tomadas perante tão trágicos momentos para aquelas famílias.
Pelo que se julga saber, no diálogo entre o novo Executivo Camarário e a Estradas de Portugal, estará para breve a reparação da Estrada Nacional 117, havendo quem diga que passará a existir uma zona pedonal ao longo da mesma.
2192 dias depois, não esqueçamos as vítimas e os políticos.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
SINTRA, EM TEMPO DE SONHOS...
PROVOCANTES DIAS DA VIDA
Melhor
que aquele dia,
apenas outro igual,
Onde
as nossas vidas,
sejam mais livres,
Dia
que continue pela noite fora,
sempre juntos.
Que
comece na tarde radiosa,
de um sol quente,
Ou
comece com chuva,
enquanto nos amamos.
Em que
a força do mar,
nos dê a dureza,
Ou que
a noite seguinte
não traga sofrimento.
Este
será sempre,
o primeiro dia da nossa
vida.
Teremos
cascatas verdejantes,
jorrando prata,
Férteis
relvados cor-de-rosa,
sorrindo à passagem.
A
chuva trará sempre o desejo,
de transformar em vida
tod'a miragem.
Sem
relógios de tempo,
e contratempos,
Não
teremos mais lamentos,
por separação no fim dos
sonhos.
(In "Em Pedaços vos digo")
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
SINTRA: RUA DOS ARCOS E HISTÓRIA DO LUGAR...
Tenho obrigação, por cortesia e agradecimento, de publicar uma foto muito antiga (anterior à República, segundo me foi escrito) do Hotel Central. Muito obrigado.
Alguém que não se identificou, ao seguir as imagens publicadas por este blogue sobre o estado lamentável da Rua dos Arcos, resolveu ajudar com uma preciosidade:
Hotel Central com a beleza de outrora
Em primeiro plano um arco com 4 degraus (agora o café Paris tem 6) seguido de espaço aberto. O arco seguinte era de acesso ao Hotel Central. A rua tinha três arcos.
Entrada para o Hotel Central vista de outro lado (foto obtida na Sintriana, Biblioteca Municipal de Sintra
A esplanada do Central ocupou a zona tapada e avançou para dentro do antigo Paço
Ao ser tapada a Rua, o espaço aberto - que era público - viria a ser ocupado pela esplanada e, como o passeio era estreito, para que tivesse mais espaço, também os candeeiros avançaram sobre a zona do Paço.
Dois dos três arcos. O da entrada está nas costas do fotógrafo
Apesar de muitos alertas feitos durante o último executivo, a Rua dos Arcos, pela omissão dos responsáveis, tornou-se num túnel imundo cuja imagem deve continuar a envergonhar quem a manteve sem as medidas respeitadoras do Centro Histórico.
Envergonha mais as auto convencidas elites, quantas vezes submissas ao poder.
Uma imagem degradante, a que a montagem da esplanada por cima da rua não é alheia
Tudo isto não pode continuar assim, pois há soluções possíveis.
Há técnicos camarários sobejamente conhecedores da história local, dos monumentos a respeitar - uns antigos e outros nem tanto - pelo que a Câmara deve recorrer a esses, certamente ansiosos de serem chamados a servir Sintra.
Estamos fartos de estudos estratégicos. De entidades externas. De onerosas encomendas com belas conclusões que ficam embrulhadas no papel.
Sintra precisa de recuperar dos últimos anos, sem elevados custos.
SINTRA E O SEU PATRIMÓNIO MERECEM RESPEITO!
Subscrever:
Mensagens (Atom)


