segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NOITE DE NATAL

 
Natal à Porta
 
Eis que se aproxima velozmente,
O dia consagrado à família,
De evocação, ao nosso criador,
E por isso, se clama docemente,
Aquele bendito dia, em que Maria,
Nos legou Jesus, Nosso Senhor. 
 
Nessa noite de Inverno, imortal,
No céu uma estrela cintilava,
Cheia de esplendor e terna luz.
Naquela santa véspera de Natal,
Também a Virgem Mãe anunciava,
O nascimento querido de Jesus.
 
Desde então, tod’a Humanidade,
Lembra esse dia, hora a hora,
O génio que nos deu a sua fé,
Recordando nos peitos, com saudade,
As certezas tidas até agora,
Com as palavras sagradas de José.
 
Ao cantar do galo, se dará missa,
Povo de joelhos com fé e pranto,
Nesse Dia tornado universal,
A bandeira de Deus sobe na driça,
Dando lugar, por suave encanto,
À Santa e bela noite de Natal.
 
 
                                                                       Fernando Castelo (pai) 1963
 
 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PARA TODOS, DESEJO UM NATAL DE PAZ E UNIÃO...


Caros Amigos e Amigas,

Criei este blogue quase para ceder às insistências de um Amigo. A vida provou-me que fiz bem, gratificando-me das mais diversas formas.

Aos poucos, fui rodeado por uma comunidade de Amigos que pessoalmente não conheço, mas me acompanham com a leitura do que vou escrevendo.

Com alegria, com a maior alegria, fui recebendo Amigos e Amigas de há décadas, pedaços da minha vida, antigos colegas que estimo e recordo. Vejo-os e recordo.

Que belas prendas fui recebendo pela Vossa partilha. A todos a minha gratidão.

Para Vós, Amigos e Amigas deste e de outros tempos, desejo que sejam Felizes junto de quem mais estimam, unidos na esperança de Novos Natais em que, sem as preocupações de hoje, se deva dizer: Boas Festas.

De Sintra, com o maior gosto, envio a todos umas deliciosas fatias douradas.

Da Pastelaria Tirol, em Sintra 

Muito obrigado pela Vossa Amizade !

QUE EM 2014 SEJAM FELIZES !


Fernando Castelo


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SINTRA: A PASSAGEM PEDONAL SOBRE A LINHA-FÉRREA...

Em 29 de Agosto de 2011, o site da Camara Municipal de Sintra informava:

"REABILITAÇÃO DA PASSAGEM PEDONAL NA PORTELA DE SINTRA
A passagem pedonal existente sobre a linha-férrea, na Portela de Sintra, vai ser alvo de reabilitação a partir do dia 6 de Setembro, ficando assim a via interdita. 
Prevê-se que a reparação dure cerca de 50 dias e a montagem da estrutura dure cerca de 2 noites, em data ainda a definir. 
Os trabalhos a realizar consistem no desmonte integral da estrutura metálica e transporte para oficina metalomecânica, onde serão efectuadas as reparações e tratamento anticorrosivo das peças. 
Após a reparação, proceder-se-á à recolocação da passagem pedonal na sua posição inicial. 
Serão também executados os trabalhos de reabilitação de betões e argamassas dos elementos existentes e ainda o arranjo do terreno envolvente ao pedestal dos pilares. 
Esta intervenção visa a reabilitação da passagem pedonal em estrutura metálica que garante o atravessamento por cima da linha-férrea, ligando a Portela de Sintra à Estefânia, melhorando assim as condições de circulação na mesma."
 Decorridos mais de 25 meses, melhor dizendo 835 dias, nem a passagem pedonal está reposta nem se sabe, ao certo, os motivos que originam tão grande atraso.

Caberá ao actual Presidente da Câmara - Sr. Dr. Basílio Horta - resolver um problema que não criou, para bem da população local e de muitos visitantes.

São muitos os transtornos causados pela falta dessa ligação rápida entre a Portela e a Heliodoro Salgado, lesiva do comércio local. Em fins-de-semana, ajudaria a encaminhar utentes para o Eléctrico, depois de estacionarem  junto ao Urbanismo.

Zona em que existia a passagem pedonal sobre a linha férrea

Eventuais divergências serão passíveis de resolução, desde que se limem algumas pontas de desentendimento que, segundo consta, terão surgido.

Perante a situação criada, apela-se ao Senhor Presidente da Câmara para que desenvolva os contactos indispensáveis no sentido da passagem sobre a linha-férrea ser reposta, servindo um vasto leque de utilizadores que ficarão gratos.