quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PARA TODOS, DESEJO UM NATAL DE PAZ E UNIÃO...


Caros Amigos e Amigas,

Criei este blogue quase para ceder às insistências de um Amigo. A vida provou-me que fiz bem, gratificando-me das mais diversas formas.

Aos poucos, fui rodeado por uma comunidade de Amigos que pessoalmente não conheço, mas me acompanham com a leitura do que vou escrevendo.

Com alegria, com a maior alegria, fui recebendo Amigos e Amigas de há décadas, pedaços da minha vida, antigos colegas que estimo e recordo. Vejo-os e recordo.

Que belas prendas fui recebendo pela Vossa partilha. A todos a minha gratidão.

Para Vós, Amigos e Amigas deste e de outros tempos, desejo que sejam Felizes junto de quem mais estimam, unidos na esperança de Novos Natais em que, sem as preocupações de hoje, se deva dizer: Boas Festas.

De Sintra, com o maior gosto, envio a todos umas deliciosas fatias douradas.

Da Pastelaria Tirol, em Sintra 

Muito obrigado pela Vossa Amizade !

QUE EM 2014 SEJAM FELIZES !


Fernando Castelo


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SINTRA: A PASSAGEM PEDONAL SOBRE A LINHA-FÉRREA...

Em 29 de Agosto de 2011, o site da Camara Municipal de Sintra informava:

"REABILITAÇÃO DA PASSAGEM PEDONAL NA PORTELA DE SINTRA
A passagem pedonal existente sobre a linha-férrea, na Portela de Sintra, vai ser alvo de reabilitação a partir do dia 6 de Setembro, ficando assim a via interdita. 
Prevê-se que a reparação dure cerca de 50 dias e a montagem da estrutura dure cerca de 2 noites, em data ainda a definir. 
Os trabalhos a realizar consistem no desmonte integral da estrutura metálica e transporte para oficina metalomecânica, onde serão efectuadas as reparações e tratamento anticorrosivo das peças. 
Após a reparação, proceder-se-á à recolocação da passagem pedonal na sua posição inicial. 
Serão também executados os trabalhos de reabilitação de betões e argamassas dos elementos existentes e ainda o arranjo do terreno envolvente ao pedestal dos pilares. 
Esta intervenção visa a reabilitação da passagem pedonal em estrutura metálica que garante o atravessamento por cima da linha-férrea, ligando a Portela de Sintra à Estefânia, melhorando assim as condições de circulação na mesma."
 Decorridos mais de 25 meses, melhor dizendo 835 dias, nem a passagem pedonal está reposta nem se sabe, ao certo, os motivos que originam tão grande atraso.

Caberá ao actual Presidente da Câmara - Sr. Dr. Basílio Horta - resolver um problema que não criou, para bem da população local e de muitos visitantes.

São muitos os transtornos causados pela falta dessa ligação rápida entre a Portela e a Heliodoro Salgado, lesiva do comércio local. Em fins-de-semana, ajudaria a encaminhar utentes para o Eléctrico, depois de estacionarem  junto ao Urbanismo.

Zona em que existia a passagem pedonal sobre a linha férrea

Eventuais divergências serão passíveis de resolução, desde que se limem algumas pontas de desentendimento que, segundo consta, terão surgido.

Perante a situação criada, apela-se ao Senhor Presidente da Câmara para que desenvolva os contactos indispensáveis no sentido da passagem sobre a linha-férrea ser reposta, servindo um vasto leque de utilizadores que ficarão gratos.



domingo, 15 de dezembro de 2013

SINTRA, ONDE QUASE TUDO JÁ FOI INVENTADO...

Depois de grandes invenções, entre elas a da roda no quarto milénio antes de Cristo, tantas se seguiram que, de certa forma, poucas já serão novidade.

Até a pólvora (alguma sem fumaça) que tantas mortes tem causado, foi descoberta na China quando se procurava um elixir para alongar a vida...
 
Tais exemplos são um aviso para que, neste blogue, escrevendo sobre algo, não se exagere na postura de ideias originais, porque a vida é, essencialmente, um colectivo de pensamentos ao longo do tempo.
 
Ainda há dias, notava-se a falta de "Um Festival de Doçaria Romântica" e Paulo Parracho logo lembrou - e muito bem - que "essa iniciativa fazia parte do (seu) programa de candidatura à União de freguesias de Sintra".
 
Isto para dizer que, em Sintra, a reivindicação de propostas exclusivas pode esbarrar com estudos e projectos muito antigos e não realizados. Se os recordarmos aos responsáveis já estamos fazendo um bom serviço à sociedade.
 
Ora, do Jornal de Cintra de 3 de Abril de 1887, retiramos uma notícia (*):
"Os Srs. António José d'Almeida, João Clemente Cardoso Oliveira, e Manuel Joaquim da Silva Santiago, proprietários e comerciantes em Lisboa, requereram à camara para que lhes fosse concedida licença para o assentamento de ascensores mechanicos pelo systema tramway-cabos, ou qualquer outro que não estorve a viação ordinária, para explorarem por noventa e nove annos, revertendo, terminado esse praso a concessão com todo o seu material em benefício do município.
Os pontos da Villa, onde serão assentes os ascensores, são os seguintes:
Pizões, Praça de Cintra, Rio do Porto, S. Sebastião, Villa Estephania, Estação do caminho de ferro, Pé do Boi, Portella, Quinta da Vigia, Campo do Arrabalde, S. Pedro, Calçada da Pena, Caminho da Trindade, Estrada de Santa Maria, Sabuga, Bairro do Castello, Paços do Concelho, e Estrada do Arrabalde.
A Camara de certo concederá a autorização pedida, sem dúvida um importante melhoramento para este concelho.
Oxalá que em breve principiem os trabalhos de assentamento, e que em pouco tempo Cintra tenha mais um melhoramento que vem proporcionar inúmeras vantagens aos seus habitantes e aos que a visitam, cujo numero d'uns e d'outros tende forçosamente a augmentar".
Em tese, há 126 anos que alguns problemas de acessibilidades, com influência na mobilidade, tinham projectos que os solucionariam. Hoje com barbas...

Se estes projectos tivessem sido concretizados, Sintra estaria em condições fantásticas de mobilidade para os residentes e para o desenvolvimento turístico.
 
Não conseguimos apurar o que impediu a construção de, pelo menos, alguns destes ascensores, mas que os três Senhores de Lisboa tinham visão, isso é inegável.



(*) Recolha feita na Sintriana da Casa Mantero - Biblioteca Municipal de Sintra.


 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINTRA: ESTACIONE FACILMENTE AOS FINS-DE-SEMANA...

Muitas vezes quem visita Sintra depara-se com dificuldades de estacionamento, não podendo permanecer mais tempo para visitar o Palácio Nacional de Sintra ou o Centro Histórico, passear a pé até à Quinta da Regaleira ou ao Palácio de Seteais.
 
 
Por falta de alternativas adequadas, muitos visitantes que chegam de carro nem conseguem pôr os pés em solo sintrense, tornando os desejos de uma agradável e alargada visita numa frustrante passagem cheia de limitações. 
 
Queremos ajudar, para que possa estar em Sintra mais tempo, almoçar, sentar-se num jardim ou lanchar, visitar lojas com artesanato. A Sintra da história tem de ser (re) vivida, partilhada pelas famílias e explicada aos mais novos.
  
No Centro Histórico, a atractiva Fonte da Pipa
 
Para tomar uma bebida, "O Cantinho do Lord Byron" é um espaço que dá gosto visitar.
  
Sugestão para estacionar em fins-de-semana:
 
  
No Ramalhão siga pela direita até Chão de Meninos e daí desça para a Vila. Na segunda à direita entre na Av. Movimento das Forças Armadas. Vira na terceira à esquerda e de novo à esquerda. Segue em frente até à segunda à esquerda. O parque está à vista do lado direito.
 
Depois passeia a até ao Centro Histórico, apreciando o Vale da Raposa, a Câmara Municipal. Come uma queijada na Sapa ou almoça no Apeadeiro, aprecia a Volta do Duche e o Parque da Liberdade, visite o Museu do Brinquedo.
 
Com tempo, não se arrependerá de ter visitado Sintra e seus recantos. É mesmo certo que passará momentos felizes na companhia das gentes sintrenses.
 
Diga-nos se a sugestão serviu os seus gostos.