domingo, 15 de dezembro de 2013

SINTRA, ONDE QUASE TUDO JÁ FOI INVENTADO...

Depois de grandes invenções, entre elas a da roda no quarto milénio antes de Cristo, tantas se seguiram que, de certa forma, poucas já serão novidade.

Até a pólvora (alguma sem fumaça) que tantas mortes tem causado, foi descoberta na China quando se procurava um elixir para alongar a vida...
 
Tais exemplos são um aviso para que, neste blogue, escrevendo sobre algo, não se exagere na postura de ideias originais, porque a vida é, essencialmente, um colectivo de pensamentos ao longo do tempo.
 
Ainda há dias, notava-se a falta de "Um Festival de Doçaria Romântica" e Paulo Parracho logo lembrou - e muito bem - que "essa iniciativa fazia parte do (seu) programa de candidatura à União de freguesias de Sintra".
 
Isto para dizer que, em Sintra, a reivindicação de propostas exclusivas pode esbarrar com estudos e projectos muito antigos e não realizados. Se os recordarmos aos responsáveis já estamos fazendo um bom serviço à sociedade.
 
Ora, do Jornal de Cintra de 3 de Abril de 1887, retiramos uma notícia (*):
"Os Srs. António José d'Almeida, João Clemente Cardoso Oliveira, e Manuel Joaquim da Silva Santiago, proprietários e comerciantes em Lisboa, requereram à camara para que lhes fosse concedida licença para o assentamento de ascensores mechanicos pelo systema tramway-cabos, ou qualquer outro que não estorve a viação ordinária, para explorarem por noventa e nove annos, revertendo, terminado esse praso a concessão com todo o seu material em benefício do município.
Os pontos da Villa, onde serão assentes os ascensores, são os seguintes:
Pizões, Praça de Cintra, Rio do Porto, S. Sebastião, Villa Estephania, Estação do caminho de ferro, Pé do Boi, Portella, Quinta da Vigia, Campo do Arrabalde, S. Pedro, Calçada da Pena, Caminho da Trindade, Estrada de Santa Maria, Sabuga, Bairro do Castello, Paços do Concelho, e Estrada do Arrabalde.
A Camara de certo concederá a autorização pedida, sem dúvida um importante melhoramento para este concelho.
Oxalá que em breve principiem os trabalhos de assentamento, e que em pouco tempo Cintra tenha mais um melhoramento que vem proporcionar inúmeras vantagens aos seus habitantes e aos que a visitam, cujo numero d'uns e d'outros tende forçosamente a augmentar".
Em tese, há 126 anos que alguns problemas de acessibilidades, com influência na mobilidade, tinham projectos que os solucionariam. Hoje com barbas...

Se estes projectos tivessem sido concretizados, Sintra estaria em condições fantásticas de mobilidade para os residentes e para o desenvolvimento turístico.
 
Não conseguimos apurar o que impediu a construção de, pelo menos, alguns destes ascensores, mas que os três Senhores de Lisboa tinham visão, isso é inegável.



(*) Recolha feita na Sintriana da Casa Mantero - Biblioteca Municipal de Sintra.


 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINTRA: ESTACIONE FACILMENTE AOS FINS-DE-SEMANA...

Muitas vezes quem visita Sintra depara-se com dificuldades de estacionamento, não podendo permanecer mais tempo para visitar o Palácio Nacional de Sintra ou o Centro Histórico, passear a pé até à Quinta da Regaleira ou ao Palácio de Seteais.
 
 
Por falta de alternativas adequadas, muitos visitantes que chegam de carro nem conseguem pôr os pés em solo sintrense, tornando os desejos de uma agradável e alargada visita numa frustrante passagem cheia de limitações. 
 
Queremos ajudar, para que possa estar em Sintra mais tempo, almoçar, sentar-se num jardim ou lanchar, visitar lojas com artesanato. A Sintra da história tem de ser (re) vivida, partilhada pelas famílias e explicada aos mais novos.
  
No Centro Histórico, a atractiva Fonte da Pipa
 
Para tomar uma bebida, "O Cantinho do Lord Byron" é um espaço que dá gosto visitar.
  
Sugestão para estacionar em fins-de-semana:
 
  
No Ramalhão siga pela direita até Chão de Meninos e daí desça para a Vila. Na segunda à direita entre na Av. Movimento das Forças Armadas. Vira na terceira à esquerda e de novo à esquerda. Segue em frente até à segunda à esquerda. O parque está à vista do lado direito.
 
Depois passeia a até ao Centro Histórico, apreciando o Vale da Raposa, a Câmara Municipal. Come uma queijada na Sapa ou almoça no Apeadeiro, aprecia a Volta do Duche e o Parque da Liberdade, visite o Museu do Brinquedo.
 
Com tempo, não se arrependerá de ter visitado Sintra e seus recantos. É mesmo certo que passará momentos felizes na companhia das gentes sintrenses.
 
Diga-nos se a sugestão serviu os seus gostos.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SINTRA: ELEVAR O ELÉCTRICO A PATRIMÓNIO DA UNESCO...

 
Recentemente, viajando no Bernina Express entre St. Moritz e Tirano, com belas paisagens, curvas e chiar de rodas, recordei o nosso belo e mais que centenário eléctrico de Sintra, estremecendo em linhas estreitas, roçando árvores e casario.

O nosso Eléctrico reúne todas as condições - depois do devido suporte - para que possamos ter um segundo património reconhecido pela Unesco. E que grande honra e alegria seria para os sintrenses e para o País.
 
Uma perspectiva da Estação de Sintra que é passível de se reavivar (foto tirada na Exposição que decorre no Palácio Valenças, em Sintra)
 
Sonhamos com o regresso do Eléctrico à Estação (foi prometido e não cumprido...), mesmo até à Vila. Para isso, é preciso o empenho da Câmara Municipal com mecenato de um núcleo de empresas, sempre possível mesmo em tempos de crise.
 
Um exemplo na cidade de Como, em Itália:- O consórcio turístico "Amici di Como", composto por muitas empresas e instituições. Uma organização desse tipo poderia responder à recuperação do trajecto histórico do nosso Eléctrico.
 
 
Uma coisa é certa, o Eléctrico de Sintra, cada vez mais uma referência turística, não pode estar sujeito à forma  entremeada de funcionamento, desajustada da procura feita por turistas que não podem utilizá-lo entre as segunda e quinta feiras.

Por outro lado, até para as populações das zonas por onde ele passa, o eléctrico serviria e seria utilizado para mais frequentes deslocações à Sede do Concelho, já que são servidas por deficientes e caríssimos transportes públicos.

O conjunto das regras de funcionamento, as belas paisagens, o romantismo da viagem, serão um grande suporte para o "Eléctrico de Sintra, Património da Unesco".

Vamos a isto...
 
 
 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA, HOMEM QUE FOI SEMPRE O SEU POVO

Respeitosamente, neste dias de despedida terrena, curvo-me perante a sua memória e o seu exemplo de Homem que sempre teve o seu povo nos sentimentos.

 
Que orgulho para uma Pátria.