sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINTRA: ESTACIONE FACILMENTE AOS FINS-DE-SEMANA...

Muitas vezes quem visita Sintra depara-se com dificuldades de estacionamento, não podendo permanecer mais tempo para visitar o Palácio Nacional de Sintra ou o Centro Histórico, passear a pé até à Quinta da Regaleira ou ao Palácio de Seteais.
 
 
Por falta de alternativas adequadas, muitos visitantes que chegam de carro nem conseguem pôr os pés em solo sintrense, tornando os desejos de uma agradável e alargada visita numa frustrante passagem cheia de limitações. 
 
Queremos ajudar, para que possa estar em Sintra mais tempo, almoçar, sentar-se num jardim ou lanchar, visitar lojas com artesanato. A Sintra da história tem de ser (re) vivida, partilhada pelas famílias e explicada aos mais novos.
  
No Centro Histórico, a atractiva Fonte da Pipa
 
Para tomar uma bebida, "O Cantinho do Lord Byron" é um espaço que dá gosto visitar.
  
Sugestão para estacionar em fins-de-semana:
 
  
No Ramalhão siga pela direita até Chão de Meninos e daí desça para a Vila. Na segunda à direita entre na Av. Movimento das Forças Armadas. Vira na terceira à esquerda e de novo à esquerda. Segue em frente até à segunda à esquerda. O parque está à vista do lado direito.
 
Depois passeia a até ao Centro Histórico, apreciando o Vale da Raposa, a Câmara Municipal. Come uma queijada na Sapa ou almoça no Apeadeiro, aprecia a Volta do Duche e o Parque da Liberdade, visite o Museu do Brinquedo.
 
Com tempo, não se arrependerá de ter visitado Sintra e seus recantos. É mesmo certo que passará momentos felizes na companhia das gentes sintrenses.
 
Diga-nos se a sugestão serviu os seus gostos.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SINTRA: ELEVAR O ELÉCTRICO A PATRIMÓNIO DA UNESCO...

 
Recentemente, viajando no Bernina Express entre St. Moritz e Tirano, com belas paisagens, curvas e chiar de rodas, recordei o nosso belo e mais que centenário eléctrico de Sintra, estremecendo em linhas estreitas, roçando árvores e casario.

O nosso Eléctrico reúne todas as condições - depois do devido suporte - para que possamos ter um segundo património reconhecido pela Unesco. E que grande honra e alegria seria para os sintrenses e para o País.
 
Uma perspectiva da Estação de Sintra que é passível de se reavivar (foto tirada na Exposição que decorre no Palácio Valenças, em Sintra)
 
Sonhamos com o regresso do Eléctrico à Estação (foi prometido e não cumprido...), mesmo até à Vila. Para isso, é preciso o empenho da Câmara Municipal com mecenato de um núcleo de empresas, sempre possível mesmo em tempos de crise.
 
Um exemplo na cidade de Como, em Itália:- O consórcio turístico "Amici di Como", composto por muitas empresas e instituições. Uma organização desse tipo poderia responder à recuperação do trajecto histórico do nosso Eléctrico.
 
 
Uma coisa é certa, o Eléctrico de Sintra, cada vez mais uma referência turística, não pode estar sujeito à forma  entremeada de funcionamento, desajustada da procura feita por turistas que não podem utilizá-lo entre as segunda e quinta feiras.

Por outro lado, até para as populações das zonas por onde ele passa, o eléctrico serviria e seria utilizado para mais frequentes deslocações à Sede do Concelho, já que são servidas por deficientes e caríssimos transportes públicos.

O conjunto das regras de funcionamento, as belas paisagens, o romantismo da viagem, serão um grande suporte para o "Eléctrico de Sintra, Património da Unesco".

Vamos a isto...
 
 
 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA, HOMEM QUE FOI SEMPRE O SEU POVO

Respeitosamente, neste dias de despedida terrena, curvo-me perante a sua memória e o seu exemplo de Homem que sempre teve o seu povo nos sentimentos.

 
Que orgulho para uma Pátria.
 
 


domingo, 8 de dezembro de 2013

SINTRA: será capaz de adivinhar?

 
Imagine que, enquanto aguarda pelo comboio na estação de Sintra, resolve olhar para os céus, esperando que algo de bom caia para resolver pequenos problemas.
 
De súbito notará algo estranho, parecendo um cogumelo de dimensões apreciáveis, talvez não venenoso, que é uma pena ali ter crescido. Ou será um ovo de avestruz?
 
Ao lado, num sussurro, alguém sugere tratar-se de um ninho, quiçá de ave rara (que em Sintra as há...) chocando ovos, para salvaguardar alguma espécie do Éden.
 
Em silêncio observa o ninho, mas logo é vítima de uma agressão sonora, estridente, a partir do alto, sem oposição dos defensores do espírito do lugar.
 
Já descobriu de que se trata? Não? Então vamos explicar...
 
É uma campainha...uma barulhenta campainha, pronta a tocar a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo que ninguém a atenda, incomodando nas horas de silêncio.
 
Em baixo, numa estrutura modelar encontra-se o aparelho a que a campainha reporta,  melhor dizendo, de que a campainha re...toca.
 
A "qualidade" dos autarcas também se vê nestas coisas 
 
No espaço destinado aos peões, permitiu-se a colocação - sem respeito por eles - deste obstáculo, estilizado, bonito, desrespeitador da vivência em sociedade.
 
Ressalve-se que esta situação não é de agora. Foi herdada de um Executivo Camarário que esteve por cá 12 anos, sendo Vereador do Ambiente e presidente da Junta os mesmos políticos que nos prometiam "Dedicação"...
 
Resta apelar-se aos novos Autarcas no sentido desta situação ser resolvida a bem da imagem de Sintra, da dignidade do local, do ambiente e da protecção da árvore...
 
Alguém teve responsabilidades neste desleixo...talvez os sintrenses!