QUINTA DE SANTA THERESA, UM PROJECTO DE 2006
Há muitos anos que na Quinta de Sta. Theresa o património edificado e vegetal se degrada tão aceleradamente que tudo se torna praticamente irrecuperável.
Há muitos anos que na Quinta de Sta. Theresa o património edificado e vegetal se degrada tão aceleradamente que tudo se torna praticamente irrecuperável.
disto gostam os "fantasmas"...
As imagens mostram bem o que resta da bela Quinta de outrora
Em 2006, depois de adquirida por um empresário sintrense, foi apresentado na Câmara Municipal de Sintra um projecto para uma unidade hoteleira de luxo - 5 estrelas - num empreendimento avaliado em 25 milhões de euros.
Mostram-se algumas imagens do projecto, para a devida apreciação:
Os mesmos edifícios depois de recuperados
Com afundamento, seriam cerca de 80 quartos, restauração, salas de reunião, SPA e health club
Situado numa zona nobre de S. Pedro, aos poucos cada vez mais deserta e com comércio local muito necessitado de clientes, o Hotel projectado seria um bom contributo para combater a crise que se tem instalado e para o turismo empresarial.
Foi muita a expectativa pela entrega do Projecto, quer pela recuperação da Quinta quer pela possibilidade de novos negócios, mesmo dentro do Hotel.
Moveram-se legalistas, pseudo legalistas, gente que ainda vive em 1949 quando De Gröer fez o Plano de Sintra. Tudo serviu para travar, até se invocou não existir artesanato em Sintra. Não serviu de emenda o que se passou com a Bristol...
Em 19 de Maio de 2010, o promotor do empreendimento lamentava que "nos tempos que correm se deixe para trás um investimento destes". Diria mais: "Falta pôr o carimbo do presidente e já estamos neste estado de coisas há dois anos".
Estamos em finais de 2013, passaram 7 anos, o Presidente de que se esperava a aprovação já abalou de Sintra e, naquele espaço, cada vez se perde mais a história.
Fantasmas do Éden amedrontaram o carimbo. O "espírito do lugar" finou.
Fantasmas que por aí andam, vestidos de negro ou outras cores, só podem estar orgulhosos pela vitória alcançada, aliás bem espelhada nas fotografias cimeiras e que, a Sintra, só podem envergonhar.
Foi assim que Sintra caiu para níveis que nunca tinha atingido.
Sintra não pode depender de fantasmas.

